O começo!


“Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota;para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais;aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas”
Sun Tzu (孫子)

O começo de tudo

Começo este blog citando Sun Tzu (孫子), considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, é o autor de A arte da guerra (兵法), famoso livro chinês sobre táticas militares. Cito-o para mostrar o que pretendo fazer neste blog.  Meu objetivo é conhecer mais a mim mesmo, porque acho que ninguém conhece totalmente a si mesmo. E também conhecer o mundo, tarefa essa mais difícil ainda.

Sun Tzu afirma que quando conhecemos a nós mesmos e aos outros nunca estamos em perigo; quando conhecemos a nós mesmos, mas não aos outros, temos cinquenta por cento de possibilidade de vencer, e quando não conhecemos a nós próprios nem aos outros, estamos em perigo em qualquer batalha.

Os outros, não necessariamente o inimigo, mas o adversário, pode ser você mesmo, a natureza, o preconceito, os elementos que aparecem em seu caminho.

A batalha pode ser a vida, a busca pelo conhecimento, pela sabedoria, pela alegria, a felicidade ou por um objetivo a ser alcançado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s