Go


Quero apresentar um jogo que eu aprecio muito, é divertido e ao mesmo tempo contemplativo, simples, mas com uma complexidade extrema. O jogo é conhecido como Go.

O Go (碁, no Japão), Wei Chi (圍棋, na China) ou Baduk (바둑, na Coréia) é um jogo estratégico de soma zero em que duas pessoas posicionam pedras de cores opostas.

Go board

O Go teve origem na China há cerca de 4.000 anos. A sua introdução no Japão data de mais de 1.300 anos. Durante este período, a antiga forma do Go foi modificada e aperfeiçoada pelos japoneses. O principal fascínio deste jogo consiste na simplicidade de suas regras e na complexidade que o jogo alcança.

No Go é utilizada uma classificação que permite aos jogadores estabelecer uma vantagem (handicap) que torne o jogo igual para ambos.  Este sistema tem para os principiantes a classificação de 30º kyu, classificação essa que vai diminuindo de kyu à medida em que o jogador se torna mais experiente.

Ao chegar a 1º Kyu o jogador está perto de se tornar mestre (dan), onde então passa à classificação de 1ºDan, também conhecida como Sodan. A partir daí o grau vai aumentando até atingir o mais alto – que atualmente corresponde ao 9ºDan.

strong>Go é jogado em um tabuleiro retangular de madeira1, com uma matriz de linhas composta por 19 linhas e 19 colunas e tem como objetivo o cerco de territórios e a captura de inimigos.

As peças pretas e brancas (feitas de basalto e madre-pérola), em formato de discos voadores, são colocadas alternadamente nas intersecções das linhas, na tentativa de cercar a maior parte dos 361 territórios, além de escaparem de ser cercadas pelo inimigo.

Brancas e pretas se alternam no jogo, sendo colocadas em qualquer território (intersecção das linhas, não o centro de quadrados) incluindo cantos e bordas.

Go set

O objetivo do jogo é cercar o maior número possível de territórios. Cada pedra então é como um pedaço de cerca. As pedras não se movem e só podem ser retiradas do tabuleiro caso sejam capturadas.

A qualquer momento um jogador pode passar a sua vez, sem colocar pedra alguma. Quando os dois jogadores passarem a sua vez, o jogo estará terminado e assim começa a contagem de territórios. As regras são iguais para os dois lados, sendo que a única exceção é a de que as pretas começam o jogo.

É um jogo de guerra de soma zero, uma vez que os dois participantes compartilham e disputam um mesmo território, respeitando 6 regras muito simples, que podem ser aprendidas em dez minutos.

Acredita-se que nenhuma partida de Go tenha sido repetida alguma vez. Isso pode ser verdade dado que em um tabuleiro 19×19, existem cerca de 3361×0.012 = 2.1×10170 posições possíveis, a maioria das quais são o resultado final de cerca de (120!) 2 = 4.5×10397 diferentes partidas sem capturas, resultando num total de 9.3×10567 jogos. Permitindo fazer capturas, então temos 10 elevado a (7,5 x 1048) partidas possíveis, a maioria das quais chegariam a ter 1.6×1049 movimentos! Só para fazer duas comparações, o número de posições legais no Xadrez é estimado entre 1043 e 1050 (com 10123 partidas legais), e os físicos estimam que não há mais do que 1090 prótons no universo inteiro visível. 

Para saber mais sobre esse jogo estratégico, muito antigo e curioso veja: Introdução ao Go.

Nota:É uma grelha de 19×19, mas de fato não é um quadrado, há uma pequena diferença, de forma que o tabuleiro fica retangular. Colocado com o lado maior entre os jogadores, compensa a ilusão de óptica, parecendo quadrado (se colocarem o tabuleiro com o lado menor para os jogadores, ele parecerá “achatado”)

Anúncios

2 Respostas para “Go

    • O Go é um jogo muito interessante, simples de compreender e d eentender, mas segundo dizem e eu pude comprovar “são necessários 100 partidas para aprender a jogar“.

      Aqui vão algumas dicas para você começar a aprender:

      Manoel E. Ferreira Jr

      Excelente página sobre o Go. Um das primeiras páginas de Go do Brasil, eu visitei muito esta página quando estava começando a minha pesquisa sobre o Go. Trata vários temas importantes como: O que é o Go, Aprenda agora, Fotos de Go, Exemplos do jogo e muito mais.


      Roberto Petresco

      Outra excelente página sobre o Go. A primeira página Brasileira de Go. Esta foi a outra página que visitei para aprender sobre este fascinante jogo. Trata de assuntos como: História do Go, fotos de uma partida, objetivo, sistema de handicap, exemplo de jogo, atualidades do Go e muito mais.


      Shibumi

      O intuito deste site é auxiliar os jogadores de go iniciantes, aprimorando os seus conhecimentos e técnicas, para que assim aumentem sua força de jogo. Criado em novembro de 2003, o principal objetivo do Grupo Shibumi é difundir em território brasileiro a arte do Go.


      GoBase

      Aqui você encontrará TUDO sobre o Go: regras, organizações, jogadores, torneios, joseki, fuseki, problemas, jogos, história, artigos, provérbios, literatura, equipamento, Notícias do mundo no Go.


      The Magic of Go

      The Daily Yomiuri apresenta vários artigos que ensinam tudo sobre os conceitos de Go. Os artigos foram escritos por Richard Bozulich do 1 ao 46, e Rob van Zeijst do 47 em diante.


      Sensei’s Library

      Excelente biblioteca de inforamções sobre Go. Página colaborativa, onde jogadores amadores ajudam uns aos outros para melhorar e aprender. Todos podem dar a sua contribuição. Atualmente contém mais de 1700 páginas e normalmente há mais de 20 atualizações diária.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s