Kanji


Minha fascinação pela cultura oriental trás um novo assunto, Kanji. A palavra “kanji” significa, em japonês, “letra chinesa”, ou, num sentido mais amplo, “escrita chinesa”. Os ideogramas são aquelas letras complicadas, cheias de traços. Os primeiros deles datam de mais de cinco mil anos A.C.

Eram desenhos utilizados primordialmente em rituais supersticiosos. Com o tempo, sofreram alterações e seus traços foram simplificados; criaram-se padrões de escrita.

Seu número aumentou, e hoje há mais de cinqüenta mil deles. Séculos atrás, não havia escrita no Japão. Em virtude do intercâmbio cultural e comercial com a China, adotou-se no arquipélago nipônico alguns dos milhares de ideogramas utilizados pela nação vizinha. Atualmente, um japonês adulto deve saber, no mínimo, pouco mais de de dois mil kanjis.

A escrita chinesa é composta exclusivamente por esse tipo de caractere (ideograma). Já a escrita japonesa não, esta possui um alfabeto silábico chamado Katakana Hiragana.

Kata” do katakana significa “pedaço”, “fragmento” ou “que não é completo”. “Kana” significa letras provisórias ou transitórias. O katakana foi criado tomando-se uma parte do kanji para poder ler textos búdicos escritos em chinês, por volta do século IX. Mais tarde, começam a sugir textos escritos em kanji e katakana.

Hira” do hiragana significa “usual”, “fácil” ou “redondo”. As letras receberam esse nome por terem sido criados através da forma cursiva dos kanji, portanto, letras mais arredondadas e fáceis de serem escritas. Na época da sua criação, fins do século IX, os hiragana eram utilizados apenas pelas mulheres.

ryu Ryu – Dragão

Mais informação sobre “kanji”, em Aula de Japonês – Kanji.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s