Teoria dos Jogos


Outro dia eu falei sobre o jogo de Go e como a maioria dos jogos clássicos de tabuleiro é de soma zero. O que isso quer dizer?

Em um jogo de soma zero, o beneficio total para os jogadores, para cada combinação de estratégias, sempre soma zero, uma vez que um jogador ganha com base no prejuízo do adversário. O Poker exemplifica um jogo de soma zero, porque o vencedor recebe exatamente a soma das perdas de seus oponentes.

Estou falando de uma representação ou um tipo de jogo estudado na Teoria dos Jogos. Um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar o seu retorno.

ultmatum_game

Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender o comportamento econômico, teve várias aplicações desde que foi criada e é usada em diversos campos acadêmicos. Já foi usada para definir estratégias nucleares, depois passou a ser aplicada no estudo do comportamento animal, incluindo a evolução das espécies por seleção natural.

Devido a interesse em jogos como o dilema do prisioneiro, no qual interesses próprios e racionais prejudicam a todos, a teoria dos jogos vem sendo aplicada na ciência política, ética, economia, filosofia e, recentemente, no jornalismo, área que apresenta inúmeros e diversos jogos, tanto competitivos como cooperativos. Finalmente, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computação que, por sua vez, vem utilizando-a com avanços na inteligência artificial e cibernética.

Para continuar a aprender mais sobre a Teoria dos Jogos leia também esses textos: O que é Teoria dos Jogos, Teoria do Jogos como modelo simplificado de raciocínio e Onde eu uso Teoria dos Jogos.

Deixe um comentário