Nebulosa Horsehead


Nebulosa Horsehead

Uma das mais identificáveis nebulosas no céu, a Nebulosa Horsehead (Cabeça de Cavalo) em Orion, faz parte do vasto complexo da Nuvem Molecular de Orion que já citei antes. Esta nebulosa é parte de uma nuvem grande e escura. Também conhecida como Barnard 33. Sua forma incomun foi descoberta primeiramente em uma placa fotográfica antes de 1800.

O fulgor vermelho é originado pelo gás de hidrogênio que predomina atrás da nebulosa, ionizado pela estrela mais próxima, a brilhante Sigma Orionis.

A escuridão da Horsehead é causada na maior parte pela poeira grossa, embora a parte mais inferior da garganta do Horsehead molde uma sombra à esquerda. Os córregos do gás que saem da nebulosa são convergidos por um campo magnético forte. Os pontos brilhantes na base da Nebulosa são estrelas novas ainda em processo de formação.

A luz da Nebulosa Horsehead demora aproximadamente 1500 anos para nos alcançar. A imagem acima foi feita através de exame com o telescópio de 0.9 metros, no Obervatório Nacional Kitt Peak.

Crédito & Copyright da Foto: Sharp De Nigel (NOAO), KPNO, AURA, NSF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s