Meus Livros


Frodo lendo

Eu gosto muito de ler. É uma forma de ampliar nossos horizontes. A leitura nos insere em um universo mais vasto de conhecimentos e significados, nos habilita, inclusive, a entendê-lo melhor, a decifrá-lo.

Hoje temos uma enorme variedade de opções literárias, dispomos de muita facilidade para obter qualquer informação. Podemos ler jornais e revistas tanto impressos quanto digitais.  Assim como textos, notícias e literaturas para todos os gostos na internet, além de novas formas de se passar a informação, como imagens, grafismos e multimídias. Mas eu tenho um apreço especial pelos meus livros. Um apreço que vai além da leitura.  Também considero um prazer o ato de pegar e folhear um livro.

Quero expor meu acervo de livros de uma forma interessante, mostrando as ligações entre os livros e expondo minhas preferências. Gostaria de mostrar a ordem exata das minhas leituras porque explicaria como eu me desenvolvi, como as minhas opniões  se formam. Tentarei fazer o melhor possível buscando essas informações na minha memória, desde já pedindo desculpas por possíveis lapsos.

Tudo começou com os livros de Monteiro Lobato e suas histórias de “O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO“. Eu me diverti muito lendo as aventuras de Pedrinho e Narizinho e seus companheiros o Visconde de Sabugosa e a travessa Emília. As aventuras não ficaram apenas nos livros, na minha época eles estavam também na televisão e eu não perdia um episódio. Livros infantis como “FLICS” do Ziraldo, “O PEQUENO PRÍNCIPE” do escritor francês, Antoine de Saint-Exupéry.

Não sei se devo contar as histórias em quadrinhos que fazem parte da minha vida até hoje, mas eu costumava ler “AS AVENTUIRAS DE TINTIM“, do autor belga, Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé. Suas histórias são divertidas e mostram, de forma simples, mas representativa, como foram os eventos contemporâneos àqueles em que ele estava vivendo – notavelmente, a insurreição bolchevique na Rússia, a II Guerra Mundial e a ida do homem à Lua.

Tintim

Nessa linha entram também os heróis da Marvel, todos eles e alguns da DC Comics, como Batman e Super-Homem. Tinha também as aventuras de Conan o bárbaro. E por falar em bárbaro, as histórias de Asterix, o herói Gaulês e melhor amigo de Obelix, quando os gauleses resistem bravemente à invasão Romana. Escritas por Albert Uderzo e René Goscinny.

Na escola tive que ler Machado de Assis com “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS” e “HELENA”, de Aluísio Azevedo li “O CORTIÇO” e muitos outros escritores brasileiros que não são da minha preferência, mas que me influenciaram, de certa forma, no modo de interpretar e entender a literatura. Na escola também percebi o meu gosto pela ciência, pela física e pela matemática. Então procurei saber mais sobre o assunto. Antes da internet, os livros eram a única fonte de conhecimento, pelo menos eram um ponto de partida. Na biblioteca, conheci verdadeiros gênios da física e da matemática, como: PitágorasArquimedesDescartesFermat, GaussGalileu Galilei, PascalIsaac Newton, LaplaceCantor e Albert Einstein. Pessoas que merecem destaque por suas obras e um espaço só para elas nos próximos posts.

Para conquistar as meninas eu me aventurei na poesia de Carlos Drummond de Andrade.  Li “AMAR SE APRENDE AMANDO” e “NUDEZ”. Não fui muito a fundo na poesia, mas as mulheres não saiam da minha cabeça.

Ainda tenho um longo caminho pela frente até chegar aos dias de hoje. Da próxima vez continuo a contar minhas aventuras pela literatura.

2 Respostas para “Meus Livros

  1. Estou adorando teu blog! Gostaria de te recomendar (se já não leu) “A Ilha” de Aldous Huxley, que li há muitos anos mas é na linha que vc segue… Um mais recente é “A fórmula de Deus” romance de um escritor português chamado José Rodrigues dos Santos. É do tipo Dan Brown misturado com Einstein, divertido e interessante.
    Parabéns e com certeza vou voltar.
    PS. O que me trouxe ao blog foi uma pesquisa a respeito de leminiscata…

    • Muito obrigado, que bom que gostou do blog. Gostei muito das recomendações irei ler os dois livros, sim. O primeiro eu já conhecia, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo, gostei muito do outro livro do autor, Adimirável Mundo Novo. Já esse segundo livro eu não conheço, mas irei ler com prazer, me pareceu ser bem interessante.

      Também achei interessante o modo com achou o meu blog. A busca, mesmo que seja pelo Google, nos leva a lugares inusitados.

Deixe um comentário

