NGC 7293 – Nebulosa Helix


Uma das imagens do espaço mais belas que eu já vi foi a Nebulosa Helix, ou melhor, a Nebulosa planetária Helix. Também denominada NGC 7293. É uma das mais próximas do nosso planeta, fica a 650 anos luz da Terra.

ngc7293_helix

O processo que deu origem a essa distribuição esférica de gás foi formada a partir da ejeção da matéria que envolve a região central de uma estrela gigante com uma massa menor que 3 massas solares, pois essas estrelas não explodem como supernovas.

Para se ter uma noção dessa estrela gigante; uma unidade de medida de massa solar é igual à massa do Sol que vale 333000 vezes a massa da Terra.  E é usada em astronomia para representar a massa de estrelas, galáxias e corpos de grandes dimensões.

As nebulosas são nuvens gigantescas de poeira e gases. Nebulosas planetárias como a NGC 7293 são formadas no final da vida de uma estrela (como o Sol) por uma corrente de gases que escapam da estrela morrendo.

A imagem nova foi feita pelo telescópio infravermelho Sptizer. Na imagem mais escura da nebulosa, o telescópio mostra milhares de gotas que lembram cometas com cauda brilhante. Sua imagem impressiona cientistas e amadores por lembrar um grande olho.

ngc7293_helix_infra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s