Mãe


O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho.
Agatha Christie

mãe

Mãe, o que é ser mãe? Mãe é e sempre será eterna, como na mitologia, Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Gaia era a deusa da Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Segundo Hesíodo, ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos.

Mãe é representada desde a pré-história, existem esculturas que simbolizam não só a mulher, mas a mãe geradora. As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. E em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Encontrei essa frase que ajuda a esclarecer um pouco o que é ser mãe. “Os teus braços estão sempre abertos quando preciso de um abraço. O teu coração sabe compreender quando preciso de uma amiga. Os teus olhos sensíveis endurecem-se quando preciso uma lição. A tua força e teu amor dirigiram-me pela vida, dando-me as asas que precisava para voar.

Mas o que é ser mãe? Eu não sei, não sou mãe, mas posso dizer o que aprendi com a minha mãe e com a mãe do meu filho. Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor. Mães que amam seus filhos, afinal ser mãe é amar. Eu diria que ser mãe é o ato de amar, mãe é um verbo. Mãe é!

Falar mãe é tão natural e tão bom que lembra colo, carinho, amor. Concordo com Kahil Gibran, “Mãe é a palavra mais bela pronunciada pelo ser humano”. Às vezes cansamos nossas mães chamando-as tantas vezes, mãe, mãe, mãe. Mas deve ser bom ser chamada assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s