Meus Livros


Frodo lendo

Quero começar citando, “UMA BREVE HISTÓRIA DO INFINITO“, escrito por Richard Morris, americano doutor em Física. Um livro que eu gostei muito de ler, com um tema que comecei a falar em um tópico anterior, Infinito, e que o  livro nos leva além. Guiando numa fascinante e divertida viagem através da história, esclarecendo os esforços feitos até hoje para se compreender o conceito de infinito. Reconstituindo essa busca, nos mostra como cada novo confronto com a infinidade provocou o avanço da física e da matemática.

8571104778Com o sub-título “Dos paradoxos de Zenão ao universo quântico“, conta que há aproximadamente 2.500 anos, ao propor seu famoso paradoxo envolvendo Aquiles e a Tartaruga, o filósofo Zenão de Eléia tocou no cerne de um dos mais duradouros e enigmáticos problemas da ciência: como definir o infinito? Desde então nossos maiores filósofos, lógicos, matemáticos e cientistas têm se visto aturdidos – e provocados – pelo tema.

Nesse trajeto, acabei encontrando personalidades como Galileu Galilei e Isaac Newton, Tycho Brahe e Giordano Bruno, além dos gigantes da física moderna: Planck, Einstein, Bohr, Feynman, Stephen Hawking e muitos outros. E os temas que o livro aborda são bem interessantes, vai de mundos infinitos, galáxias, sistema solar buraco negro até singularidades. Vai de números inteiros, matemática, análise não-padrão até Copérnico e Leibniz. De estóicos, epiciclos até  Aristóteles e  Zenão.

Mais recente que “UMA BREVE HISTÓRIA DO INFINITO” é “UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO“, escrita por Geoffrey Blainey. Aonde o autor faz um balanço da fantástica e interessante saga da humanidade, contando desde seus primórdios até os frenéticos dias em que vivemos, descrevendo a geografia das civilizações e analisando o legado de seus povos.

8588350777Assim como o livro que citei antes, “UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO”, foi uma viagem inesquecível – mostrando como eram as noites dos primeiros nômades, o surgimento das religiões, a carnificina das guerras e acompanhando a ascensão e queda dos grandes impérios. Entrelaçando a história de um povo a outro de forma vibrante, me instigando página por página, mostrando os fatos que nos levaram aos dias de hoje. É um livro de que todos deveriam ler.

Geoffrey Blainey, também escreveu outro livro que possuo em minha estante e ganhei da minha mulher, “UMA BREVE HISTORIA DO SECULO XX“. Eu me surpreendi com uma descrição vibrante dos cem anos mais fascinantes da história. Para mim, um marco na história da humanidade. O livro conta sobre as duas maiores guerras, a ascensão e queda dos regimes comunistas, o maior colapso econômico já vivido, o declínio das monarquias e dos grandes impérios da Europa.

Como em um emocionante filme cada fato é exibido, cada triunfo é revelado. É um livro essencial e complementa o “UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO” para compreender os acontecimentos que nos trouxeram aos dias de hoje!

O assunto aqui é livro, mas pesquisando na internet sobro o século XX, encontrei no Wikipedia uma matéria sobre esse século marcante, Século XX. Gostei muito do início aonde mostra a primeira pegada do homem na lua e abaixo a frase “O século XX representou um gigante salto na história da humanidade“, parodiando a frase épica de Neil Armstrong, “este é um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade” ao pisar pela primeira vez na superfície lunar.

Anúncios

2 Respostas para “Meus Livros

    • Concordo com você, Rômulo, o infinito é fascinante. Como eu disse no tópico anterior, Infinito, é uma espécie de enigma porque o seu conteúdo é inesgotável.

      Eu assisti a um documentário chamado, Viagem Cósmica, que fala exatamente do infinitamente grande e o infinitesimal, o infinitamente pequeno. O documentário mostra o que é realmente pequeno e realmente grande. Se você quiser pode assistí-lo no Youtube: Viagem Cosmica – 1/4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s