A onda


onda_002

a onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
aonde?
a onda a onda

A onda de Manuel Bandeira.

onda_001

Nessa poesia, Manuel Bandeira quer imitar o movimento da onda, usando palavras muito parecidas entre si, usando paranomásias. A onda, a busca de todo surfista. E apesar de não conseguir ficar em pé na prancha adoro onda e gostei da poesia por sintetizar muito bem isso. E eu usei A onda para poder colocar algums fotos de ondas aqui, no blog. Acho as ondas muito lindas.

Manuel Bandeira próprio afirmou: “… a poesia está em tudo – tanto nos amores quanto nos chinelos, tanto nas coisas lógicas como nas disparatadas“. Concordo com ele, mas infelizmente sou analfabeto para isso, mais ou menos como ver um livro, um jornal ou um letreio e não conseguir nem saber o que é cada letra e mesmo assim achar bonito. Mais ou menos como a Matemática que também está em tudo, mas compreendê-la não é tão simples assim. Por isso eu acho a Poesia mais difícil que a Física Quântica.

Por falar em Física, não a quântica, mas a clássica. Uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. O comprimento de onda é a oscilação e a freqüência da onda é periodicidade no tempo. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda. Uma onda, também é classificado como um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso).

As ondas podem ser classificadas como um movimento harmônico simples. Do ponto de vista físico, tudo é bem interessante e cativante, esse movimento é caticante. Mas as ondas do mar são as mais cativantes. Principalmente quando elas – provocadas pelos ventos que criam forças de pressão e fricção que perturbam o equilíbrio da superfície dos oceanos – ao entrar em contato com o fundo do mar se precipitam (quebram) na forma de ondas. Voltamos a poesia, a poesia que é ser uma onda.

onda_004

onda_005

Anúncios

3 Respostas para “A onda

  1. vejo que temos muitos assuntos em comum, vamos trocar links…
    alias veja a palestra de Nassim haramein la do destruidor, vc vai ver q a onda pode ser um vortex olhado de lado. até pq a onda vai perdendo a energia e afunilando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s