Tesla


tesla002Eu já havia escrito um esboço desse texto e iria colocá-lo no blog ontem, mas ao assistir ao filme Star Trek, como trekker que sou, não pude deixar de escrever.

Essa semana eu assisti a um documentário que passou programa Maravilhas Modernas do History Channel. O documentário falava da genialidade de Nikola Tesla, um inventor, físico e engenheiro eletricista. Inventor de aparelhos, soluções, um visonário e também um excêntrico. Tesla foi o inventor da bobina de Tesla, dos circuitos trifásicos, utilizados na distribuição de energia elétrica, foi verdadeiro inventor do radio, inventor o motor a indução, assim como o sistema de energia alternada. Além de várias outras invenções menores, mas de grande importância e usadas até hoje.

Existe uma montadora de automóveis, nos Estados Unidos, que o homenageia a Tesla Motors. Ela só produz carros elétricos que vão de modelos econômicos até modelos esportivos. O modelo econômico faz de 0 à 100 km em menos de 6 segundos e percorre aproximadamente 500 km sem necessitar de recarga, já o esportivo faz de 0 à 100 km em menos de 4 segundos e ainda percorre aproximadamente 300 km sem necessitar de recarga.

tesla004

Um gênio brilhante nascido na Áustria-Hungria, hoje Croácia. Graduo-se na Universidade de Praga. Começou a trabalhar em telegrafia na National Telephone Company, em Budapeste, Hungria. Depois foi trabalhar na Continental Edison Company, em Paris. Por fim,mudou-se para os Estados Unidos para trabalhar com Thomas Edison. Com quem teve um desentendimento, após algum tempo trabalhando juntos.

Sua história foi muito atribulada, cheia de altos e baixos e foi marcada pela disputa com Thomas Edison pela transmissão de energia. Tesla foi um defensor da corrente alternada (AC), enquanto Edison era defensor da corrente continua (DC) e fez o possivel para sabotar Tesla. Esse duelo foi bastante acirrado, Edison possuia mais investidores que Tesla e ainda usava propaganda contra este novo tipo de transmissão.

tesla001O sistema de corrente alternada (AC) usa uma corrente elétrica cuja magnitude e direção da corrente varia ciclicamente no tempo. Enquanto o sistema de corrente contínua (DC) utiliza um fluxo constante e ordenado de elétrons sempre numa direção.

[Alguém lembrou do grupo de Heavy Metal, AC/DC? Foi só um parêntese.]

Testa acabou vencendo a disputa e seu o sistema polifásico acabou sendo adotado, porque a corrente alternada é a forma mais eficaz de se transmitir uma corrente elétrica por longas distâncias.

Nikola possuía um lado obscuro, uma vez ele disse que falou com seres extraterrestres, houve histórias dele envolvido com ocultismo, fotografador de pensamentos, raios da morte e osciladores que derrubavam prédios. Dentre outros inventos ou delírios, Tesla também tinha a idéia de criar uma espécie de “parede de luz”, manipulando ondas eletromagnéticas em um certo padrão. Parece ficção científica, mas a parede de luz permitiria que o tempo, espaço, matéria e até gravidade fossem manipuladas à vontade do operador.

tesla003O que marcou mesmo, pelo menos para mim, foi a bobina Tesla, desenvolvida em 1891. Simples e totalmente funcional para qualquer interessado construir, ela era uma inovação impressionante, que foi a base para o rádio, televisão, e meios modernos de comunicação sem fio.

Ele descobriu que a ressonância elétrica gerada pela sua bobina, transmitia energia elétrica. A transmissão sem fio de energia elétrica tornaria-se a maior pesquisa de sua carreira. Ao determinar a frequência da corrente elétrica necessária, Tesla era capaz de ligar e desligar séries de lâmpadas diferentes de metros de distância. Seria um meio de transmitir energia instantâneamente, através de qualquer distância. Energia grátis para todos. Então Tesla imaginou que através de grandes torres poderia transmitir energia pelo solo. Seria possível utilizar aparelhos elétricos sem a necessidade de fios.

Infelizmente, Tesla que morreu sozinho no quarto número 3327 do hotel New Yorker – ele tinha uma obsessão pelo número 3 e seus múltiplos – aos 86 anos de idade, não recebeu o verdadeiro reconhecimento histórico. Para assistir ao documentário veja o blog Destruidor de Dogmas.

Eu ai falar mais sobre eletricidade, mas Nikola Tesla tem uma história muito interessante e acabou ocupando todo o espaço deste texto.


tesla000
Imagem de Tesla fazendo uma demonstração de sua bobina.

Tesla007
Imagem de uma demonstração mostrando que é possível construir a bobina Tesla em casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s