Hikaru No Go


Volto a falar do jogo Go, um jogo milenar que é uma terapia para mim, reflete um esforço pessoal acerca do equilíbrio e harmonia interior, um ideal tanto espiritual quanto prático, um empreendimento cooperativo e o mais importante, é que o Go é um meio de comunicação entre duas pessoas, uma disputa amistosa, ponto-contraponto.

O Go é a essência da simplicidade e possui ao mesmo tempo o máximo em complexidade. Aprender Go é fácil. Dominar o Go é agradável, um desafio sem fim.

hikaru001

Mas este tópico é para falar de um mangá criado no Japão, em 1998 conhecido como Hikaru no Go que serviu para popularizar o jogo entre os jovens. Criado por Yumi Hotta e arte de Takeshi Obata – desenhista de Death Note, o desenho do momento – o mangá se tornou anime, logo depois.

hikaru004O título, Hikaru no Go, que quer dizer literalmente “O Go de Hikaru”, conta a história de Hikaru Shindo, um estudante da sexta série, e suas aventuras no mundo do Go. Hikaru era um garoto normal que ao visitar o sotão do avô, encontra um velho tabuleiro de Go (goban) e acaba libertando um fantasma preso neste tabuleiro. Eu já falei do equipamento de Go.

O fantasma se chama Fujiwara no Sai, um mestre em Go do período Heian, apaixonado pelo Go. Ele é um fantasma porque cometeu suícídio ao perder um jogo para um adversário que robou durante o jogo. Pode parecer simples mas como todo mangá existe um sentimento de levar tudo ao extremo. Faz parte da cultura japonesa.

Na verdade, Sai era um conselheiro do Imperador. Com a chegada desse outro jogador que passou lhe ameaçava o posto de conselheiro de Go do Imperador e que o desafiou para ver quem seria o melhor no Go. Sai era um dos melhores jogadores de Go que já existiu, mas perdeu por causa de uma pedra roubada pelo adversário. Após o suicídio Sai não consegue descansar em paz, pois tinha um objetivo atingir a Mão de Deus (Kammi no itte), e seu espírito acabou ficando preso no tabuleiro de Go.

hikaru005Antes de aparecer para Hikaru, o fantasma de Sai havia aparecido, séculos antes, para nada mais, nada menos que Torajiro – Honinbou Shuusaku que um dos maiores jogadores que existiu no Japão – e lhe ensinou tudo que sabia.

Sai vai tentar fazer com que Hikaru o satisfaça fazendo-o jogar por ele. Assim começam as aventuras desses dois personagens que os levaram a conhecer novos amigos e grandes adversários. Um deles será o maior rival de todos, Akira Touya. Akira irá fazer com que Hikaru queria ser tão bom quanto ou talvez melhor que ele.

Durante toda a história da evolução de Hikaru no jogo de Go, e da “rivalidade-amizade” entre Hikaru e Akira. Hikaru conhecerá pessoas interessantes e divertidas, lugares bonitos e históricos, entrará em encrencas e participará de torneios. Por fim, Hikaru irá crescer, será responsável e amante do Go.

Tanto o mangá quanto o anime são recheados de referências históricas, jogos reais, dicas e tudo que este estilo de histórias em quadrinho tem direito. Para quem quiser assistir ao anime pode encontrá-lo no animescenter.com. Vale muito a pena.

hikaru003

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s