Eterno


Eterno, substantivo masculino. Sempiterno, um sinônimo para eterno e frugaz seu antônimo. Aquilo que não tem fim, ou melhor, aquilo não teve começo e não terá fim.

Deus é eterno, para muitos Deus é eterno, mas vamos deixar Deus fora disso. Porque muitos acreditam em um Deus, outros em vários Deuses e outros em nenhum. Para mudar de assunto, eu gosto de usar uma frase usada em uma campanha da Associação Humanista Britânica que diz o seguinte: “There’s probably no God. Now stop worring and enjoy your life” (Provavelmente, Deus não existe. Agora, pare de se preocupar e curta a vida).

O Universo é eterno, podemos afirmar isso? Bem, outra discussão, se houve um início não é eterno, segundo o modelo padrão da Cosmologia, o Universo surgiu de uma singularidade primordial. E terá um fim. Já na versão 2.0, não só o Universo passa por ciclo de expansão e implosões como é eterno. Já falei sobre este assunto quando falei de Nada.

O que é eterno? Segundo Machado de Assis: “Cheguei ao Hotel de Estrangeiros ao declinar da tarde. Minha mulher esperava-me para jantar. Eu, ao entrar no quarto, peguei-lhe das mãos, e perguntei-lhe:

— O que é eterno, Iaiá Lindinha?

Ela, suspirando:

— Ingrato! é o amor que te tenho.

O texto faz parte de Páginas Recolhidas e pode ser encontrado no Eterno! Acho uma visão bem bonita do eterno.

Isaac Asimov em seu livro O FIM DA ETERNIDADE, livro que gostei muito e deve virar filme, mostra que o universo e toda a eternidade é controlado pelos Eternos. Eles verificam os possíveis futuros e possíveis passados e alteram-nos segundo os seus desígnios. Adrew Harlan é um Eterno, que faz o seu trabalho na construção e destruição de realidades, até ao dia que se apaixona, com alguém no mundo real.

E mais uma vez assim como não achei nada para Nada. Não achei nada que seja eterno, nada que represente o eterno. Para dizer que não achei nada, achei Ouroboros, um símbolo para a eternidade, um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. E é possível, também, que o símbolo matemático de infinito tenha tido sua origem a partir desta imagem.

Este símbolo representa bem o pensamento dos antigos, para eles a vida era regida por ciclos e a eternidade eram esses ciclos. Era como viam o mundo, sempre viam o dia seguido da noite, a primavera depois do inverno e assim por diante.

Segundo Nietzche em seu conceito “O Eterno Retorno” não acabado em vida, trabalhado em vários de seus textos. Uma síntese dessa teoria é encontrada em A Gaia Ciência: Ele mesmo considerava como seu pensamento mais profundo e amedrontador. E um dos aspectos do seu conceito diz respeito aos ciclos repetitivos da vida: estamos sempre presos a um número limitado de fatos, fatos estes que se repetiram no passado, ocorrem no presente, e se repetirão no futuro, como por exemplo, guerras, epidemias, etc.

O que é indispensável notar é que esta teoria, que parece insensata e totalmente inverossímil para muitos, não é uma forma de percepção do tempo: o Eterno Retorno não é um ciclo temporal que se repete indefinidamente ao longo da eternidade que é o que sugere a versão 2.0 da teoria do Universo como eu já citei antes.

O eterno nos leva a eternidade. Segundo o filósofo Boécio, eternidade é “a posse total, simultânea e perfeita de uma vida interminável“. Eternidade é um conceito filosófico que se refere no sentido comum ao tempo infinito; ou ainda algo que não pode ser medido pelo tempo, porquanto transcende o tempo. Se entendermos o tempo como duração com alterações, sucessão de momentos, a Eternidade é uma duração sem alterações ou sucessões.

Eu poderia ficar falando eternamente sobre o assunto e mesmo assim essa discussão não teria fim. Portanto vou finalizando por aqui, mesmo porque o eterno é muito, assim como o Infinito, cansa.

Anúncios

3 Respostas para “Eterno

  1. Oi Marcellus,
    interessante seu blog e as questões que você aborda. Em especial, este seu “eterno” me prendeu a atenção. O eterno movimento de Heráclito é o mote do meu blog e, assim como o conceito dos opostos que coincidem, são assuntos que cativam.

    Gostaria de linkar seu blog na minha lista, pode ser?

    Abraços,
    berenice

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s