Habitar


Habitar, um verbo que vem de habitat que, em latim, siginifica “ele habita“. Um conceito que inclui o espaço físico e os factores abióticos que condicionam um ecossistema e por essa via determinam a distribuição das populações de determinada comunidade. Isso para mim se aplica a nós. Nós habitamos ou moramos?

A OGN, Habitat para a Humanidade que tem como meta principal a eliminação de todas as formas de moradia inadequada no mundo, possui uma explicação bem definida para a questão, o que é Habitabilidade.

Morar para mim, se resume àquele velho conceito “morar bem” ou “morar mau”. Quem mora mau não necessáriamente habita mau e vice-versa. Morar e habitar não é a mesma coisa. Moradia é o seu lugar de repouso, descanço. O lugar aonde você habita é muito mais amplo, envolve aonde você mora, aonde você faz compras, aonde você trabalha, aonde você se diverte e muito mais.

Qual é o habitat de um tigre, por exemplo? É toda sua região de caça e procriação. Portanto, nós habitat pode se resumir a um bairrro, dois ou até a uma cidade. Quanto maior o tamanho não significa que será melhor, para habitar bem é necessário suprir alguns pontos: Conforto térmico, humidade, ruído, ventilação, qualidade do ar fresco, odores, iluminação e salubridade. E é necessário suprir algumas necessidade da sociedade e do ser humano: lazer e trabalho.

O melhor lugar para se habitar será onde atender a todos esses requisitos da melhor forma. Porque de que adianta morar na praia e passar duas no trânsito para ir ao trabalho e mais duas para voltar? O morar perto do trabalho e não ter nenhuma área de lazer por perto? Analisando os dois casos eles passam cinco dias da semana indo para o trabalho e apenas dois na praia. Sendo assim, quem mora perto da praia passa 20 horas da semana dentro de um transporte para o trabalho, enquanto o outro se morar a 20 mindutos do trabalho passará apenas 3 horas e meia em um transporte. E durante os finais de semana as distâncias se invertem, quem mora na praia, chega muito mais rápido ao destino.

Claro que outros fatores influenciam em habitar bem, a proximidade do supermercado, da padaria, do hospital. A segurança das ruas. Em resumo, o melhor é você morar com uma rede de lojas próximas no seu bairro, em frente a praia e trabalhar de casa. Será que é pedir muito? Tudo bem, eu poderia se o Tony Stark também.

StarkHouse001

StarkHouse002

StarkHouse003

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s