Neurônio


neuronio

Há cerca de 86 bilhões de neurônios no nosso sistema nervoso humano, é muito neurônio. Ele é responsável pela condução do impulso nervoso, em resumo ele é a menor unidade de um sistema nervoso – célula. Esses impulsos gerados e transmitidos por essas células identificam estímulos provenientes do meio ambiente e produzir respostas para que o corpo se adapte aos mesmos. As transmissões realizadas pelos neurônios são as sinápces que pela quantidade de células nervosas resulta em algo como 60 trilhões de conexões sinápticas. É um sistema altamente complexo e eficaz, o nosso cérebro é uma estrutura maciçamente interconectada.

Tendo reproduzir essa eficiênte célula, na década de 1940, Warren S. McCulloch (fisiologista) e seu aluno Walter H. Pitts (matemático) propuseram um modelo simplificado do neurônio biológico, que compreendia estímulos de entrada, ligações sinápticas e saída. O neurônio artificial é uma estrutura lógico-matemática que procura simular o comportamento e as funções de um neurônio biológico. Os estímulos captados pelas entradas são processados pela função de soma, e o limiar de disparo do neurônio biológico foi substituído pela função de transferência.

neuronio_artificial

Já existem metodologia para criar redes neurais artificiais. Combinando diversos neurônios artificiais podemos formar o que é chamado de rede neural artificial. Será que um dia teremos um cérebro eletrônico? Isaac Asimov já escreveu sobre isso e o chamou de cérebro positrônico. Sua idéia inspirou a criação da persongem Data de Jornada na Estrelas: A Nova Geração, um andróide com um cérebro positrônico. Quem viu o filme ou leu o livro EU ROBÔ também terá um exemplo o que propos Asimov e aonde eu quero chegar.

Seria muito interessante ter máquinas talvez menos sofisticadas como por exemplo máquina como a de 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO, de Arthur C. Clarke, HAL 9000. Talvez esteja muito distante de nossa realidade, mas nada é maior que nossa imaginação. E essa imaginação pode nos levar muito longe.

Data
Data, personargem de Star Trek: Next Generation.

Hal9000
Hal 9000, computador da nave em 2001: Uma Odisséia no Espaço.

Anúncios

3 Respostas para “Neurônio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s