Meus Livros


Frodo lendo

J. R. R. Tolkien ou apenas Tolkien. Quem não conhece o escritor, professor, filólogo e o autor de O SENHOR DOS ANÉIS? Uma trilogia antológica que narra os eventos ocorridos na Terra-Média. A Trilogia foi escrita depois de O HOBBIT, um livro voltado mais para um público infantil que faz com que Tolkien altere alguns pontos do primeiro livro para continuar as suas histórias lendárias.

O Senhor dos Aneis

Comentar sobre os meus livros do Tolkien é simples e ao mesmo tempo complicado. Simples porque basta dizer que todos são fabulosos e complicado porque são muito detalhes, muitas histórias, muito eventos. Para se ter um exemplo, a trilogia de O SENHOR DOS ANÉIS foi transformada em três filmes, com duas horas e meia cada um, sem contar a versão estendida que deixa cada um deles com mais de três horas de duração. E tudo isso não mostra todos os eventos ocorridos no livro. Várias passagens interessantes ficaram de fora do filme, porque é claro que o filme foi adaptado. Adaptado para os dias de hoje.

Contos InacabadosEu acho que um livro deve contar uma história, mas existe uma história por trás do livro e essa história é o período em que essa obra foi escrita. Tudo pode influenciar ou afetar a história do livro: os costumes, as guerras, o momento político, a posição social e outros fatores. Esses pontos podem tornar o livro mais interessante. E realmente é o que se pode notar na obra de Tolkien. O livro escrito entre 1937 e 1949, teve muitas de suas partes escritas durante a Segunda Guerra Mundial.

Filologia, religião, contos de fadas, mitologia nórdica, e também, de forma crucial, fatos que ocorreram em seu serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial influenciaram Tolkien na criação de sua obra.”Tolkien declarou que pensava em Gandalf como um “Odin errante” em uma carta de 1946. As influências específicas incluem o poema Anglo-Saxão Beowulf.Wikipédia.

Embora Tolkien tenha planejado realizá-lo em um volume único, foi originalmente publicado em três volumes, e foi assim que se tornou popular. A Sociedade do Anel foi o primeiro volume, seguido de As Duas TorresO Retorno do Rei.

O SilmarillionEle queria criar uma mitologia inglesa, uma ODISSÉIA de Homero na Grã Betanha e conseguiu. Além de sua mitologia própria, ele ainda criou uma língua, a língua Elfíca. Toda essa mitologia abrange, além da trilogia de O SENHOR DOS ANÉIS e o O HOBBIT, os livros O SILMARILLION e CONTOS INACABADOS. Este último é uma compilação feita por seu filho, Christopher Tolkien. O SENHOR DOS ANÉIS ainda ganha uma continuação em AS AVENTURAS DE TOM BOMBADIL, personagem que aparece para salvar Frodo e seus amigos do Salgueiro, logo no primeiro livro.

Para se ter uma idéia do que a história por trás do livro pode render, Tolkien era amigo de C.S. Lewis, autor de AS CRÔNICAS DE NÁRNIA. Analises das obras dos dois mostram o pensamento de cada um sobre os acontecimentos da época e como viam o mundo.

O HobbitA obra completa de Tolkien não se resume ao O SENHOR DOS ANÉIS e seus derivados, mas infelizmente, a maioria não chegou ao Brasil. Em compensação saiu uma edição em quadrinhos de O HOBBIT, com o nome de BILBO O HOBBIT, muito bem desenhada. Eu li também outro livro que estuda a forma como J.R.R. Tolkien construiu sua célebre trilogia, O SENHOR DOS ANÉIS, chamado O SENHOR DO SENHOR DOS ANÉIS, de Lin Carter – um dos colaboradores da série Conan.

Como eu não poderia deixar citar as tarde e noites jogando RPG, versões em forma de jogo incorporando os elementos geográficos como suas montanhas fabulosas, florestas densas, grandes fortalezas e redes de túneis sobre a terra e também elementos étnicos, como as diferentes raças civilizadas que ambientam toda a obra, como os Elfos, Hobbits e Anões.

Dart

Aqui está um desenho do meu personagem no jogo, ou o meu avatar. Ele se chama Dart, um Mágico meio elfo com dois ítens mágicos, um anel que o permite voar e um cajado que o leva a um plano intermediário aonde o tempo não passa. Bem, ele custou para ganhar esse ítens e suou muito. Joguei por muito tempo, meus amigos e minhas irmã tinham seus personagens e os desnhava também. Vou procurá-los, caso os encontre colocarei aqui no blog.

Anúncios

2 Respostas para “Meus Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s