The way to Go


Volto a falar de um jogo que eu aprecio muito, o Go, é um dos mais antigos e populares jogos estratégicos de tabuleiro do mundo. Só no Japão, 10 milhões de pessoas jogam Go e, aproximadamente, 400 profissionais passam suas vidas aprofundando e transmitindo seus conhecimentos sobre o jogo e competindo em torneios que oferecem milhões de yens em prêmios.

É a essência da simplicidade e possui ao mesmo tempo o máximo em complexidade. O Go é um jogo fácil de aprender. Você pode dominar as regras em poucos minutos, mas pode levar uma vida inteira explorando sua profundidade e suas entrelinhas. Dominar o Go é agradável, um desafio sem fim.

Go board

Para alguns jogadores, o Go é um modelo de vida. Seus conceitos estratégicos servem como paradigmas na tomada de decisões do dia-a-dia. Veja alguns dos provérbios mais conhecidos e originados a partir do Go, que podem ser ilustrados em quase todos os jogos: “Não ponha todos os seus ovos em uma única cesta“, “Não queime suas pontes atrás de você“, “Olhe antes de pular“, “Não bata a cabeça contra uma parede de pedra” e “Não aposte um dinheiro bom logo após um ruim“.

Em “O CAMINHO PARA O GO“, Karl Baker ensina como jogar Go e diz, “O go é um empreendimento cooperativo. Os jogadores precisam uns dos outros para que possam aproveitar a emoção de um jogo desafiador. A não ser que um jogador ofereça uma boa batalha não há jogo – Nenhuma decepção, mas também nenhuma oportunidade, nenhum risco porém nenhuma recompensa. Tradicionalmente, jogadores de go avaliam seus oponentes; um espírito de respeito e cortesia geralmente acompanham uma partida.

O título em inglês transmite muito mais do que em português, “The way to Go” que pode ser simplesmente, “o caminho para seguir” ou “o caminho para ir“. O título mostra também que existem mais sobre o Go que o simples ato de jogar por jogar.

É um jogo muito interessante e fascinante, para finalizar deixo um frase que sintetiza o Go. “O jogador de go deve preocupar-se menos com o seu adversário e mais com impulsos insensatos e emoções dentro de si próprio“.

Para baixar uma cópia em formato PDF de “The way to Go“, clique aqui e vá para a  American Go Association.

Anúncios

2 Respostas para “The way to Go

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s