Meus Livros


Frodo lendo

Semana passada foi o início do segundo semestre de cursos da Casa do Saber. E a abertura foi com dois encontros com o físico Marcelo Gleiser. O tema dos encontros era uma pergunta: O QUE É A VIDA? Gleiser conduziu um percurso de investigação e reflexão sobre um tema fundamental: a vida.

8535901523Eu tenho alguns livro dele, e é claro não perdi a oportunidade de pedir para ele autografar um deles para mim. O escolhido foi o O FIM DA TERRA E DO CÉU, onde Marcelo levanta questões sobre o futuro da vida na Terra, sobre o Sol, profecias apocalípticas e o fim do mundo. Perguntas fascinam e aterrorizam o homem desde que ele assistiu ao primeiro eclipse solar e viu o primeiro cometa atravessar os céus. As religiões procuram responder à nossa angústia e, em geral, prometem-nos algum tipo de salvação. As ciências, preocupadas com as mesmas perguntas, oferecem-nos suas respostas exatas, em meio a muitas dúvidas. Os outros livros são A HARMONIA DO MUNDO, onde o autor reconstrói a trajetória de um pesquisador determinado, rumo a uma nova astronomia e sua obra-prima, misturando reminiscências do mestre aos diários que Johannes Kepler lhe enviou pouco antes de morrer, este belo romance histórico – síntese do conhecimento humano com que Kepler pretendeu demonstrar a perfeição da obra divina, da geometria à música, da astrologia à astronomia; MICRO MACRO 2, uma reunião das colunas de Marcelo Gleiser, publicadas no caderno “Mais!” da Folha de S.Paulo de 2004 a 2007; E o último, POEIRA DAS ESTRELAS, baseado na série “Poeira das Estrelas”, exibida no Fantástico, Gleiser conduz o leitor numa viagem rumo ao passado distante, a fim de explicar o começo de tudo: as galáxias, as estrelas, a Terra, nós.

8525042684Voltando ao curso ministrado pelo Marcelo Gleiser. No primeiro encontro, ele analisou o que é a vida sob o ponto de vista da Biologia moderna – e como é difícil defini-la. Todos nós entendemos o que é vida, mas não nos damos conta o quão difícil é defini-la. Ele também explicou o que sabemos e o que não sabemos da história da vida na Terra, desde as suas origens até a incrível diversidade de hoje. E no segundo encontro, Gleiser discutiu sobre a possibilidade de vida extraterrestre e a diferenciação de vida não inteligente e inteligente. Em seguida, vieram as reflexões sobre as implicações filosóficas da possibilidade de vida extraterrestre e como a sua descoberta mudaria profundamente a História da humanidade.

Marcelo Gleiser nos mostrou uma cronologia do universo. Fez um resumo da história da vida na Terra, desde dos possíveis surgimentos da vida até os dias de hoje e o futuro que nos espera. Mostrou a nossa insignificante participação e nossa extrema importância. Insignificante pelo pouco tempo que existimos e por nossa incrível fragilidade. E nossa extrema importância por sermos extremamente raros no universo.

Casa do Saber

Marcelo Gleiser citou em sua aula que “A genética é um grande relógio da história da vida” e que “Nós somos a maneira como o universo pensa sobre si próprio“. Como eu não poderia deixar de citar “o espaço a fronteira final” – frase de abertura de Jornada nas Estrelas. Devemos explorar e nos espalhar pelo espaço, colonizando e ampliando a vida inteligente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s