Curiosidades


Quando eu era criança existia a Rádio Relógio, AM que ficava em 580 kHz. Eu acordava cedo para ir a escola e gostava de ouvir a rádio que possuia uma programação com notas jornalísticas, utilidade pública, e o mais interessante: textos gravados por locutores, com inúmeras curiosidades típicas de enciclopédias. Estas gravações traziam o inesquecível bordão: “você sabia?

Eu me lembrei disso porque a rádio estava conectada ao Observatório Nacional, que enviava o áudio da hora certa oficial do Brasil. No fundo das transmissões, ouvia-se o “tique-taque” de um relógio, e nas viradas de minuto a minuto, entrava uma voz feminina dando a hora certa.  E também porque eu estava navegando pela internet quando me deparei com uma seção do Wikipedia, chamada “Sabia que…“, e lá, encontrei curiosidades interessantes. Algumas curiosidades eu realmente desconhecia e outras que valem a pena lembrar.

Por exemplo, eu não sabia que o nome original de Los Angeles, nos Estados Unidos, era “El Pueblo de Nuestra Señora e la Reina de los Angeles de Porciúncula“. Por falar nos Estados Unidos, o termo Nylon é abreviação de New York (NY) e London (LON). E que a universidade mais antiga do mundo é a Universidade de Karueein, fundada no Marrocos em 859.

Que o carbono, cujo o símbolo químico é “C”, é o pilar básico da química orgânica e forma parte de todos os seres vivos, todo mundo sabe. Mas que se conhecem cerca de 10 milhões de compostos de carbono, eu não sabia. E por falar em carbono, no Café com Ciência tem uma Crônica sobre um Carbono Ancião que é muito interessante. E que o carbono faz parte dos seres vivos, eu já disse, mas eu não sabia que 99% do corpo de uma  água-viva é composto por água. Nós também somos bolsas de água, o corpo humano é composto entre 70% a 75% por água.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico é a maior palavra da língua portuguesa, usada para tipificar o portador de uma rara doença pulmonar contraída pela aspiração de cinzas vulcânicas. Uma curiosidade sobre a língua portuguesa e a brincadeira continua em maiores palavras da língua portuguesa que mostra outros “palavrões” e outras curiosidades. Globalizando, a maior palavra do mundo está na língua sueca e tem 130 letras. Ela é nordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoranläggnings- materielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsför- beredelse e quer dizer “trabalho preparatório sobre a contribuição à discussão da manutenção do sistema de apoio material ao mecanismo de pesquisa da aviação na parte nordeste da artilharia no litoral do Báltico“. Sensacional.

Enterprise

Agora, vamos para o espaço, “o espaço a fronteira final” – escrevi de novo, coloquei essa imagem de Jornadas nas Estrelas para implicar com a minha mulher, porque não gosta. Voltando às curiosidades do espaço, o telescópio espacial Hubble fotografou a imagem de um quasar e uma galáxia. Mas na foto apareciam 5 quasares e 3 galáxias. Os cientistas disseram que isso foi uma multiplicação da mesma imagem produzida a partir do efeito da gravidade. E a galáxia mais longínqua já observada pelo telescópio Hubble fica a 13.000.000.000 anos-luz ( 13.000.000.000 x 9.461.000.000.000 km = 122.993.000.000.000.000.000.000 km) da Terra.

Ainda no espaço, a velocidade da luz no vácuo é uma constante universal de valor 299.792.458 m/s. É representada pela letra “C”, proveniente do latim celéritas (velocidade). E eu já falei sobre vários aspéctos da luz, aqui no blog no post: Luz. Uma estrela de nêutrons é tão densa que uma colher de sopa de sua matéria pesaria 5.000 toneladas. Os quasares (fontes de rádio quase-estelares) são os objetos do universo mais distantes que podemos observar. Apesar de observar-se com grande dificuldade, emitem mais luz que cem galáxias juntas.

Por fim, a temperatura da superfície solar pode chegar a 6.000 °C, enquanto a temperatura do centro solar pode chegar a 25.000.000 °C, o Sol tem uma massa equivalente a 330.000 vezes a da Terra, e corresponde a 99% da massa do Sistema Solar. E por falar em Sistema Solar, se nossos átomos fossem do tamanho de uma maçã, seríamos tão grandes que o Sistema Solar caberia na palma de nossas mãos.

Anúncios

4 Respostas para “Curiosidades

  1. Marcellus, muito bacana o seu post. Já que você está falando de curiosidades, complemento com uma da matemática: Um cubo mágico pode ter 43.252.003.274.489.856.000 posições diferentes. Essas e outras curiosidades estão no livro “Almanaque das curiosidades matematicas”, recém lançado pela Zahar.
    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s