Meus Livros


Frodo lendo

Hoje, convesando com um amigo, ele me lembrou do livro de George Orwell, A REVOLUÇÃO DOS BICHOSAnimal Farm, título original – citando a celebre frase “Todos animais são iguais, uns mais iguais do que os outros.” Que foi alterada pelos porcos, após passarem a viver na antiga casa de Sr. Jones.Esta passou a fazer parte dos mandamentos dos animais, no início da revolução a frase dizia apenas “Todos os animais são iguais.”

8535909555Assim com arte imita a vida, a vida imita arte, o mesmo acontece no mundo quântico. No livro ALICE NO PAÍS DO QUANTUM, de Robert Gilmore, você percebe essa igualdade ou a falta de individualidade de elétrons, prótons e fótons – não canso de repetir por que é um boa leitura. E seguindo essa linha eu já havia lido um artigo muito bom, escrito por Adonai S. Sant´Anna para Scientific American Brasil. O título faz lembrar a frase de Orwell e de propósito, Uns mais iguais do que os outros.

E assim como Gilmore, em Alice, traça um paralelo com as histórias de Alice de Lewis Carroll. De certa forma, Sant´Anna traça seu paralelo com as histórias dos porcos. “Um dos problemas emergentes dessa característica é determinar se a impossibilidade de distinguir partículas se deve a uma limitação de nosso conhecimento ou é uma propriedade intrínseca dos objetos do mundo quântico. No primeiro caso, seremos obrigados a considerar a existência de propriedades da matéria e dos campos que vão além do que se observa em laboratório, o que pode implicar uma complexa descrição metafísica das partículas que formam o mundo em que vivemos. No segundo caso, teremos de rever a matemática que descreve o mundo quântico, pois nela não há espaço para coleções de múltiplos objetos indistinguíveis.”

Vale a pena ler, também, a Vida de elétron, escrito por Belmiro Wolski. Outro texto pertinente e que eu achei muito interessante e me faz lembrar do texto Crônica de um Carbono ancião, escrito por Tiago Almeida, no blog Café com Ciência.

O que aprendemos disso tudo é que a individualidade quântica não é conhecida por nós e não sabemos se será possivel saber.

atomo

Anúncios

2 Respostas para “Meus Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s