Futuro no escuro


Eu estava lendo uma matéria sobre cosmologia, onde o astrofísico britânico Simon White, diretor do Instituto Max Planck de Astrofísica na Alemanha, e um dos criadores da Simulação do Milênio desse que “Só criatividade livra a cosmologia da crise“.

Em resumo, White acha que a cosmologia está em um beco sem saída e precisa de novas idéias para explicar a energia escura. Ela é uma forma hipotética de energia que estaria distribuída por todo espaço e tende a acelerar a expansão do Universo. “Observações parecem mostrar que ela se comporta como uma entidade chamada constante cosmológica, presente nas equações de Einstein. É a hipótese de que o vácuo tem energia e pressão, por isso impulsiona o Universo de dentro para fora.

E ainda segundo a matéria “Telescópios gigantes possivelmente confirmarão isso dentro de alguns anos, mas nenhuma teoria explica o que está por trás de uma constante cosmológica. Se ela existe mesmo, por ora, é entendida apenas como um parâmetro numa equação. Para dar um salto de compreensão, diz White, a cosmologia precisa de novas ideias.

Materia Escura

O assunto da matéria era a energia escura e ainda tem uma entrevista com o astrofísico que vale a pena conferir, mas Simon participou da criação da Simulação do Milênio que ajudou a demonstrar como a distribuição de galáxias se estrutura num esqueleto de matéria escura, que é uma forma postulada de matéria que só interage gravitacionalmente e sua presença pode ser inferida a partir de efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas e galáxias.

O céu à noite sempre foi escuro, nebuloso e, antes das luzes das cidades, iluminado pelas estrelas. Descobrimos que existem muito mais dúvidas na escuridão que imaginávamos.

Fonte: Folha Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s