Idéias


ideias

Leonardo Da Vinci, uma das figuras mais importantes do Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É, também, conhecido como o precursor da aviação e da balística.

Mona LisaSua arte se destaca pela sua busca pela ordem e harmonia. O homem vitruviano de Leonardo Da Vinci sintetiza o ideário renascentista: humanista e clássico. A Mona Lisa ou La Gioconda, “a risonha”. é o retrato que mais tem gerado em termos de literatura -tem dado origem a contos, romances, poemas e até mesmo óperas. Um exemplo é o do físico Bülent Atalay que escreveu o livro, A MATEMÁTICA E A MONA LISA – A CONFLUÊNCIA DA ARTE COM A CIÊNCIA, apresentando a ciência por meio da arte, e a arte por meio da ciência.

E as idéias de Da Vinci ajudaram de muitas forma as futuras gerações. Um exemplo disso foi a fascinação de Da Vinci com o mar que o ajudou a criar vários projetos para exploração aquática. Seu traje de mergulho era feito de couro, conectado a um snorkel feito de cana e um cinto que flutuava na superfície.

Mais pensador do que lutador, o desgosto de Da Vinci por conflito não o impedia de sonhar com projetos de canhões muito mais eficientes como um canhão de três canos. Este modelo seria uma arma mortal em campo de batalha, rápido e leve com muito mais poder de fogo. Ainda pensando em guerra, Da Vinci pensou que uma ponte giratória poderia ser melhor usada na guerra. Os materiais leves e fortes, fixados a um sistema de cordas e polias, permitiam um exército instalá-la e atravessá-la em instantes.

invençõesA imaginação de Da Vinci estava cheia de idéias de máquinas voadoras, incluindo vários planadores equipados com asas que batiam. Um outro modelo – um dos seus mais famosos – que se parecia com um helicóptero, pois utilizava uma hélice bem diferente das atuais, mas era uma idéia, apesar dos cientistas modernos concordarem que possivelmente nunca saiu do chão. A curiosa geringonça era para ser operada por uma equipe de quatro homens e poderia ter sido inspirada por um moinho de vento de brinquedo popular na sua época.

Vivendo em Milão, que estava infestada pela peste negra, Da Vinci visionou uma cidade mais eficiente que ele teria orgulho em chamar de lar. Seus desenhos arquitetônicos são altamente detalhados e até incluem estábulos com ventilação de ar fresco. Na sua época ele não tinha que se preocupar com os nossos problemas, como emissão de gases, sustentabilidade, etc. Sou arquiteto e urbanista e sei que não é simples pensar em tudo, mas as idéias tem seus méritos.

E por fim, outra idéia de Da Vinci, não é uma Ferrari, mas o seu projeto para um veículo auto-propelido era revolucionário para seu tempo. Este “carro” de madeira se movia pela inteiração de molas com rodas engrenadas. Cientistas de um museu de Florença construíram uma réplica em 2004 e descobriram que funcionou como Da Vinci pretendia.

idéias

Anúncios

Uma resposta para “Idéias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s