Idéias


ideias

Mais uma notícia para os fãs de Jornada nas Estrelas e para a medicina. Lembram quando eu citei, no post Idéias, do dia 9 de outubro, sobre o aparelho que o Doutor McCoy utilizava para examinar um membro da tripulação ferido ou um ser de outro planeta? Pois ele usava o tricorder médico, dispositivo portátil para diagnosticar as doenças do paciente.

E completei explicando que o equivalente atual era o scanner Magnetic Resonance Imagining (MRI) que ocupa uma sala. Nem um pouco portátil.

Acabei de ler uma reportagem, enviada por um amigo, que mostra que desenvolveram um ultrassom portátil que parece um celular. Como já disse antes, o celular também teve influência de Star Trek.

Ultrassom

A empresa GE apresentou o ultrassom portátil e afirmou que o Vscan pode se tornar o “estetoscópio do século XXI” e ser usado em consultórios médicos, para evitar que os pacientes façam exames simples em centros especializados. A novidade deve ser lançada em 2010.

O aparelho exibe imagens na tela e tem uma parte removível para fazer exame nos pacientes. Segundo a empresa, a novidade ainda não tem tecnologia Wi-Fi. O ultrassom não chega a ser um scanner, nem um tricorder, mas já é um começo.

Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s