Marte


Mars Reconnaissance Orbiter

O assunto principal é a imagem, achei essa imagem muito bonita, fascinante. Pode parecer muitas coisas: uma pele tatuada, uma pintura moderna ou a superfície de Marte. Essa imagem de alta resolução foi obtida pela câmera HiRise a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Foi divulgada pela Nasa nesta semana. Mostra rastros escuros cruzados sobre terreno claro da superfície marciana.

Qual seria a explicação para isso? Foi a princípio um mistério para pesquisadores. A conclusão foi que os rastros recentemente formados foram resultado de pequenos redemoinhos de vento com poeira que acontecem no planeta vermelho.

Temos um exemplo desse fenômeno aqui, na Terra. Em áreas desérticas é comum haver colunas de ar ascendente aquecidas pela superfície quente, o que pode causar tempestades de areia. Durando tipicamente apenas alguns minutos, redemoinhos de vento tornam-se visíveis conforme eles soltam poeira, deixando a areia mais pesada por baixo intacta.

Anúncios

Uma resposta para “Marte

  1. Marte é sempre intrigante, mas não sei porque sempre fui mais fascinado por Vênus. Sua superfície encoberta por densas camadas de gás e que geram uma atmosfera quente e de pressão extremamente alta.

    Marte, o deus da guerra, deveria ser o segundo planeta.

    De qualquer forma, Marte tem atmosfera rarefeita o que permite que “pousemos” e “tiremos” fotos (mesmo que por meio de sondas-robôs).

    Ainda olho as imagens de Marte, obtida por estas últimas sondas-gêmeas, e são de tirar o fôlego. Inconscientemente, pode até passarem despercebidas como mais uma linda paisagem do planeta Terra.

    Mas então cai a ficha, e me dou conta de que é um outro mundo.
    Isso é sensacional! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s