Cerveja


cerveja_003

Hoje, e toda sexta-feira, é o dia Internacional do Chopp. Beber uma cerveja gelada depois do trabalho, jogar conversa fora é muito bom. E é sempre bom ter uma novidade nessas horas, então, resolvi procurar pela origem da cerveja. Uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada. Acredita-se que a cerveja tenha sido das primeiras bebidas alcoólicas a serem desenvolvidas pelo homem.

Em termos históricos, desde pelo menos 4 000 a.C, a cerveja já era conhecida pelos sumérios, egípcios e mesopotâmios. Como os ingredientes usados para fazer cerveja diferem de acordo com o local, as características (tipo, sabor e cor) variam amplamente.

A cerveja, na antiguidade clássica, tornou-se vital para todas as civilizações produtoras de cereais. Durante o início do Império Romano teve alguma importância, mas durante a República Romana, o vinho destronou a cerveja como a bebida alcoólica preferida, passando esta a ser considerada uma bebida própria de bárbaros.

Uma curiosidade: O Kalevala, poema épico finlandês, baseado em tradições orais seculares, contém mais linhas sobre a origem da fabricação de cerveja do que sobre a origem do homem. Eu gosto muito de lendas e histórias antigas, eles monstram a origens dos nossos pensamentos, dos nossos sonhos.

cerveja_002

O Chopp, mesmo, surgiu na Idade Média. Produzidos nos mosteiros, sendo os monges católicos que deram a ele o aroma e sabor que conhecemos hoje. E em Pilsen, cidade da República Tcheca, no ano de 1839, os cervejeiros descobriram a baixa fermentação, que resultou um chopp de cor clara, sabor suave e uma maior duração para o consumo.

No Brasil, o chopp chegou em 1808 trazido da Europa pela família real portuguesa. A primeira notícia sobre fabricação de chopp no Brasil é de um anúncio publicado no jornal do Comércio, Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, que falava sobre o “Chopp Barbante” da Marca Barbante. Com métodos de fabricação rudimentar, produzia grande quantidade de gás carbônico e o barbante servia para impedir que a rolha saltasse da garrafa.

Vai um choppinho aí?

cerveja_001

Anúncios

Uma resposta para “Cerveja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s