Sol


O Sol, astro-rei, a estrela central do Sistema Solar. Eu escrevi artigo aqui no blog sobre o Sol, um texto mais técnico, agora vou falar um pouco de sua história e outras curiosidades. Finalmente ele deu um descanso, está chovendo e a temperatura está amena. Na verdade ele não deu descanso nenhum, ainda bem. Daqui a pouco ele esta de volta. O calor aqui na Terra é maior, mas o Sol não está mais forte ele inclusive está produzindo pouca manchas solares o que mostra uma menor atividade. Nosso problema está na Terra.

Como vemos o Sol? Melhor não olhar diretamente para ele, você vai ficar cego. A imaginação e falta de conhecimento produziram grandes teorias e crendices. Na antiguidade, várias culturas pre-históricas e antigas acreditavam que o Sol era uma deidade solar, ou outro fenômeno supernatural. Adoradores do Sol.

Uma das primeiras pessoas a oferecer uma explicação científica ou filosófica do Sol foi o antigo filósofo grego Anaxágoras de Clazômenas, que chegou à conclusão que o Sol era uma bola enorme de metal em chamas maior do que até o Peloponeso, e não a biga de Hélios.

O Sol como o centro estacionário do universo, chama-se Heliocêntrismo. Acredita-se que a primeira teoria heliocêntrica, foi proposta pela primeira vez por Aristarco de Samos. Vários astrônomos babilônicosindianos, e árabes posteriormente também propuseram teorias heliocêntricas, na antiguidade e na era medieval. Esta teoria foi revivida no século XVI por Nicolau Copérnico.

A fonte de energia do Sol foi um significante mistério durante os primeiros anos da era científica moderna. Uma sugestão feita por Lord Kelvin descreveu o Sol como um corpo celeste líquido, em resfriamento gradual, cuja energia emitida seria proveniente de uma fonte interna de calor. Kelvin e Hermann von Helmholtz então propuseram o mecanismo de Kelvin-Helmholtz como sendo esta fonte de calor.

Foi somente em 1904 que uma solução substanciada foi proposta. Ernest Rutherford sugeriu desintegração radioativa no interior do Sol como a fonte de energia solar. Porém, foi Albert Einstein que forneceu a pista essencial da fonte de energia solar, através da equação E = mc².

E todos sabemos, hoje que o Sol está no centro do nosso sistema e todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332.900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1.300.000 vezes maior que o do nosso planeta.

E para finalizar o nosso Sol é de classe espectral de G2V: G2 indica que a estrela possui uma temperatura de superfície de aproximadamente 5.780 Kelvin, o que lhe confere uma cor branca (apesar de ser visto como amarelo no céu terrestre, o que se deve à dispersão dos raios na atmosfera).

Classificação espectral de Morgan-Keenan.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s