Surf


O surf e sua história: quando teve origem não se sabe exatamente, sabe-se porém que esta prática de deslizar sobre as ondas há muito já era praticada pelos povos polinésios.O primeiro relato concreto da existência do esporte foi feito pelo navegador James Cook, em 1778, que descobriu o arquipélago do Havaí e viu os primeiros surfistas em ação.

As pranchas eram fabricadas pelos próprios usuários que utilizavam-se inicialmente pranchas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas do mar. Acreditava-se que ao fabricar sua própria prancha se transmitia todas as energias positivas nela e ao praticar o surf se libertava das energias negativas.

onda_002

Porem os primeiros praticantes desse esporte acreditavam que sua pratica seria na verdade um culto ao espírito do mar em sua cultura original. Cook, considerou o surf uma atividade relaxante, mas diversos missionários protestantes que habitavam o local não tiveram a mesma opinião e durante todo o século XVIII desestimularam a prática do esporte.

Fiz essa introdução porque agora chegou a minha vez, comecei a surfar neste sábado, aloha! Eu e minha mulher, é bem legal, mas não é nada fácil. Estou fazendo as aulas na Escola Pedro Muller, fica entre os postos 5 e 6 na praia da Barra da Tijuca, próximo ao Beton.

Hoje, o mar estava calmo, perfeito para aprender a surfar. Peguei as dicas de como ficar na prancha, como devo levantar e me posicionar. Tudo isso na areia.

Depois entramos no mar, pegamos nossas pranchas, long board ou pranchão que tem mais estabilidade. A àgua estava com uma temperatura agradável, poucas ondas, o que facilitava a chegada para depois da arrebentação.

A aula foi muito legal, sem caldo e ainda consegui ficar de pé na prancha, claro que levei alguns tombos, mas foi tudo muito tranquilo e legal. Minha mulher também adorou, fez tudo direitinho, mas disse que só de ficar deitada na prancha depois da arrebentação já era tudo de bom.

Encontrei o site Rico Surf que possui várias informações, notícias, entrevistas e dica sobre surf. Fala sobre as ondulações, tamanho, ventos e ainda tem videos das principais praias do Brasil.

Em breve estarei surfando ondas como esta do video, Jaws.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s