Natureza fotografada


Outro dia, eu estava lendo na BBC Brasil sobre uma liga de fotógrafos que escolheu as melhores fotos de natureza de todos os tempos. “A Liga Internacional de Fotógrafos pela Conservação (ILCP, na sigla em inglês) selecionou 40 imagens consideradas as mais belas fotografias de natureza feitas em todos os tempos para marcar a realização de um leilão na quinta-feira.” Texto retirado da BBC Brasil.

Tudo muito bonito, mas eu queria mostrar algumas imagens que realmente são lindas e contar a história de algumas. Na primeira imagem, no topo do texto, aparecem os elefantes africano no crepúsculo, foi tirada no Parque Nacional Chobe, na Botswana,  por Frans Lanting.

Split Rock And Cloud (a rocha partida e a nuvem), em Eastern Sierra, na Califórnia, fotografia de Galen Rowell, tirada em 1976. Rowell foi um mestre de incorporar qualidades fugaz de luz natural em composições convincentes. Ele viu essa nuvem cirrus esplendidamente iluminada flutuando rapidamente com o vento enquanto escalava uma noite em Buttermilk, uma região do leste da Califórnia, Sierra Nevada.

Ao invés de simplesmente capturar uma imagem da nuvem fora de contexto com o lugar, Galen quis incorporar a pedra de granito à paisagem. Ele imaginou uma composição que emparelhado a nuvem com uma silhueta fortemente gráfica, e atravessou a paisagem acidentada para encontrar uma posição adequada para fotografar contra o céu, enquanto a nuvem passoava em cima. Ele esperou apenas trinta segundos após posicionar seu tripé antes da nuvem pairar sobre uma posição perfeita.

Mais uma fotografia de Frans Lanting, os lírios da água, tirada no Delta do Okavango, também na Botswana.

A dança dos ursos polares, na fotografia de Thomas D. Mangelsen.

Nesta fotografia de David Doubilet, um grupo de leões marinhos australianos relaxa e se diverte em um mar de grama perto da ilha Little Hopkins, no sul da Austrália.

Névoa matutina, Rock Island Bend, no rio Franklin, no sudoeste da Tasmânia,. Esta fotografia icónica foi fundamental para permitir que os rios que correm livremente. Publicado pela primeira vez no jornal The Australian, antes da eleições federais australianas de 1983 com o slogan, “Could you vote for a party that would destroy this?” (tradução livre: Você poderia votar em um partido que iria destruir isso?) A mensagem acompanhada da fotografia de Peter Dombrovskis causou um ultraje público. No mesmo ano, o Tribunal Superior da Austrália, declarou a barragem Gordon Franklin ilegal. Os rios ainda correm livremente.

Julho 2006, no norte da ilha de Baffin, a fotografia de Paul Nicklen. Com sua imagem espelhada na água gelada, um urso polar viaja submerso – uma tática geralmente usada para surpreender suas presas. Cientistas temem que o aquecimento global poderia conduzir à extinção os ursos polares neste século.

As tartarugas gigantes no lago, no vulcão Alcedo, nas Ilhas Galápagos. Fotografia de Frans Lanting.

E para finalizar, a fotografia abaixo, de Jack Dykinga. As dunas petrificadas e reflexão, em Paria Canyon-Vermilion Cliffs Wilderness, no Arizona. Premiada com o Pulitzer de fotojornalistica e paisagem, como parte de uma campanha para criar Monumentos Nacionais, tanto na Paria Canyon e quanto para as drenagens de Escalante Canyon.

Dykinga já havia tentado em seis ocasiões distintas, para fazer esta imagem depois das chuvas sazonais, mas ficava insatisfeito com a qualidade dos reflexos na água parada.

Seu último esforço valeu a pena depois de dirigir ao sul de Salt Lake City e chegando perto de Paria Canyon cerca de meia-noite. Dykinga acampado ao lado da boca de um dos canyons, começou a caminhar por volta das três e meia para chegar no local a tempo de pegar o final da madrugada e as águas calmas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s