Buraco Negro


O título é muito interessante, o buraco negro é um fenômeno que leva ao extremo da força, “um objeto com campo gravitacional tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz“. (Wikipedia) No centro da maioria das galáxias encontramos um imenso buraco negro, mas quando dois buracos negros se fundem, podem surgir também novos buracos negros em recuo, que são expulsos da galáxia em alta velocidade.

Esse objeto, ainda é pouco conhecido pelos cientistas, e um deles foi encontrado por uma estudante universitária da Holanda, Marianne Heida estava comparando milhares de fontes de raios X, escolhidas aleatoriamente, com a posição de galáxias, no Instituto de Pesquisa Espacial da Holanda (SRON) quando percebeu um ponto luminoso “no lugar errado” – nas margens de uma galáxia e não no centro, como mostra a imagem abaixo.

O objeto encontrado em uma galáxia distante da Terra meio bilhão de anos-luz é tão brilhante, quando observado sob raios X, que só pode ser comparado com outros buracos negros super brilhantes localizados no centro do sistema.

Essa descoberta pode ajudar a entender as características destes objetos antes de uma fusão entre dois deles. E os estudos podem ajudar a descobrir se os super buracos negros no centro de galáxias são o resultado da fusão de vários buracos negros menores.

Indo para o campo da fantasia, imagine um buraco negro vindo em nossa direção? Seria uma história interessante, breve, mas fascinante.

Fonte: BBC Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s