Depois do Big Bang


Não sei se é depois do Big Bang ou antes do Big Bang. A dúvida é como pode existir galáxias além do Big Bang?

A imagem acima, divulgada pela Nasa mostra uma grande coleção de galáxias maduras formadas pouco depois do Big Bang. As galáxias – os pontos vermelhos no centro da imagem – teriam sido formadas há 9,6 bilhões de anos, apenas 3 bilhões de anos após o Big Bang, evento que teria dado origem ao universo. Essa notícia deixa dúvida, pelo menos para mim, como é possível?

A descoberta é surpreendente, pois astrônomos não esperavam encontrar grupos de galáxias tão desenvolvidos tão cedo após o Big Bang. Outras galáxias do mesmo período tendem a ser muito menores. Quero ver quais serão as explicações.

Composta por observações dos telescópios Spitzer, da Nasa, que detecta radiação infravermelha, e Subaru, do Japão, que detecta radiação visível. A imagem mostra a luz infravermelha do Spitzer em vermelho para melhor visualização, e as observações do Subaru são exibidas em vermelho e azul. A camada púrpura é uma medida de densidade galáctica média e destaca a grande concentração de galáxias nessa região do espaço.

Essas observações começam a dar um nó na cabeça de muita gente, para introduzir melhor as pessoas no assunto eu recomendo que assistam ao seriado The Big Bang Theory. Tudo bem, esse seriado nem fala sobre astrônomos e sim sobre doutores de física da Caltech. Mas tem um indiano “Raj”, como é carinhosamente chamado pelos amigos, e é doutor em astrofísica. Será que serve?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s