Física do Futebol


Hoje é a estréia a Seleção do Brasil na Copa do Mundo da África. Por que não falar de futebol? E Física? A Física dos esportes é uma área de estudos fascinante, com aplicações práticas evidentes.

Em um jogo de futebol, os jogadores exercem forças na bola que se detectam pelos seus efeitos, como deformação da bola, modificação do seu estado de repouso ou de movimento e variação da velocidade. Uma força é toda a ação capaz de modificar o estado de movimento ou causar deformação de um corpo. As forças traduzem a interação entre os corpos e podem ser exercidas por contato ou à distância.

Quando o jogador dá um chute na bola, fazendo com que ela mude de direção, aplica uma força de contato, ou seja, há uma interação entre o pé e a bola. Considerando as duas forças iguais e opostas que constituem a ação e reação.

Quais são as forças aerodinâmicas que atuam sobre uma bola de futebol? Temos a força de arrasto e existe a “crise do arrasto“, um fenômeno notável, que desempenha um papel importante em situações normais de jogo. A crise do arrasto é a redução abrupta que a resistência do ar sofre quando a velocidade da bola aumenta além de um certo limite. Esse é um fenômeno bem conhecido na dinâmica de fluidos. Outro fenômeno aerodinâmico importante é o efeito Magnus, causado pela rotação da bola.

Uma bola de futebol em movimento no ar está sujeita a forças aerodinâmicas causadas pela pressão e viscosidade do meio. A força resultante pode ser decomposta em duas componentes: o arrasto, antiparalelo à velocidade, e a sustentação, perpendicular à velocidade. Nesta seção vamos discutir as propriedades da força de arrasto. A força de sustentação que surge quando a bola está girando (efeito Magnus) será tratada mais à frente.

Encontrei o portal, Ciência à Mão, que explica o “gol que Pelé não fez” na partida Brasil x Tchecoslováquia pela Copa do Mundo de 1970, em Guadalajara. O portal fala sobre as forças aerodinâmicas e faz simulações das ausências de uma das forças.

Prá Frente Brasil!!! Rumo ao Hexa!!!

Anúncios

2 Respostas para “Física do Futebol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s