NGC 6334


NGC 6334, no detalhe – clique na imagem para ampliar, dá para ver o ET dando “tchauzinho“. Também conhecida como Nebulosa Pata de Gato, Nebulosa Pata de Urso e Gum 64 é a emissão nebulosa localizada na constelação de Escorpião, a 5500 anos-luz, quase no centro da Via Láctea.

A região com pouco mais de 50 anos-luz de largura concentra grande quantidade de gás e poeira e é, portanto, local de nascimento de inúmeras estrelas – um dos maiores berçários de corpos e grande massa da nossa galáxia. A intensa atividade na NGC 6334 faz com que ela seja uma das áreas mais estudadas do céu.

Os pontos azuis na nebulosa representam estrelas de cerca de dez vezes a massa do Sol, cada uma com apenas alguns milhões de anos.

O primeiro a descrever a nebulosa foi o astrônomo inglês John Herschel, em 1837, durante uma visita à África do Sul. No entanto, na época, ele só conseguiu observar a sua parte mais brilhante, na parte inferior direita da imagem.

Hoje acredita-se que essa bolha vermelha é uma estrela morrendo que expele grande quantidade de matéria em alta velocidade ou resquícios de uma explosão.

Nessa imagem tirada pelo Observatório do Sul Europeu (ESO), a nebulosa parece vermelha porque suas luzes azuis e verdes são mais facilmente espalhadas e absorvidas por objetos antes deconseguirem chegar à Terra. Veja uma imagem de toda a nebulosa – clique para ampliá-la.

Anúncios

3 Respostas para “NGC 6334

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s