Meus Livros


Frodo lendo

Minha biblioteca está sempre aumentando, o problema é que eu não consigo acompanhá-la. Sempre tenho muitos livros para ler. Comprei recentemente mais alguns livros, falar de livros sempre da vontade de comprar mais.

Estou com dois livros novos. O primeiro que comprei foi, O ANDAR DO BÊBADO, do físico Leonard Mlodinow. No livro, Mlodinow explica por que as pessoas têm tanta dificuldade em compreender e aceitar o aleatório, muitas vezes não sabendo, nem mesmo, reconhecê-lo – apesar de ele controlar uma boa parte de suas vidas.

A linha principal do livro é a Matemática, especialmente a evolução dos cálculos de probabilidade, um dos instrumentos mais poderosos que o gênio humano já inventou para iluminar o acaso – e um dos ramos da matemática que mais se mostram inacessíveis ao entendimento intuitivo.

Um dos casos descritos no livro é o do iPod shuffle. Muitos usuários deste iPod duvidavam da aleatoriedade com que as músicas eram tocadas, pois algumas vezes um mesmo artista ou música tocava mais de uma vez. A saída encontrada por Steve Jobs, segundo o livro, foi reprogramar o iPod para que evitasse repetições e deixá-lo menos aleatório para parecer mais aleatório.

Por falar em Matemática, outro livro que eu comprei foi o ALMANAQUE DAS CURIOSIDADES MATEMATICAS, escrito por Ian Stewart. O livro é muito interessante, e reune anotações feitas pelo autor desde os 14 anos. Com bom humor ele fala dos Números de Fibonacci, do efeito borboleta, explica por que não se pode dividir um número por zero e conta a história de Pitágoras e seu teorema, além de outras história.

A New Scientist disse o seguinte sobre o livro, “Stewart tem tal genialidade para dar explicações que detalhes de temas espinhosos… figuram confortavelmente ao lado de uma piadinha… Nunca a matemática foi tão divertida!

Quem gosta Matemática e quem não gosta deve ler também o O HOMEM QUE CALCULAVA de Malba Tahan. É um livro que eu já falei, em Meus Livros, e sempre estimula a gostar ou a gostar mais de Matemática.

Deixe um comentário

