Universo pode acabar


É isso mesmo que vocês leram, procurem seus lugares no Restaurante do Fim do Universo. O Universo poderá desaparecer em cerca de 3,7 bilhões de anos, revelam astrofísicos americanos e japoneses que questionam a teoria sobre a expansão permanente espaço-tempo.

O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo?” Bem, essa é a pergunta feita para quem quiser ler o livro de Douglas Adams. A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo.

Há uma teoria que afirma que, se alguma vez alguém descobre exatamente o que é e por que o Universo está aqui, ele irá desaparecer instantaneamente e será substituído por algo ainda mais bizarro e inexplicável. Há uma outra teoria que afirma que isto já aconteceu.Douglas Adams no livro, O RESTAURANTE DO FIM DO UNIVERSO.

Não podemos afirmar o que Adams escreveu, mas na opinião deste grupo de cientistas, certos métodos e hipóteses utilizados há muito tempo pelos astrofísicos, e seu recurso a um limite arbitrário para o tempo com o qual calculam as probabilidades de um universo de expansão infinita, levam de fato à conclusão de que o tempo terá um fim – existe a possibilidade de que o tempo tenha um final em 3,7 bilhões de anos.

Ok, será que o final será como no livro? Não sei, provavelmente não. Porque, segundo a teoria amplamente aceita – e descrita no livro de Adams – o Universo nasceu do Big Bang, há cerca de 13,7 bilhões de anos, e se expande a uma velocidade que se acelera exponencialmente e até o infinito. Se temos mais 3,7 bilhões de anos, significa que estamos mais próximos do fim do que no início, em uma escala de 1 a 100 estamos com 70 anos, com mais 30 pela frente.

Outra curiosidade é que tanto o nosso Sol, quanto a nossa galáxia e muitas outras tem previsões de existirem por mais tempo. O Sol, por exemplo, “formou-se cerca de 4,57 bilhões (4,567 mil milhões) de anos atrás e ainda tem cerca de 5 bilhões até explidir e se tornar uma gigante vermelha e como tal existirá por cerca de 100 milhões de anos, quando então o hélio no núcleo solar esgotará.” Texto extraído de um post anterior chamado Tempo.

Coincidências a parte, se o tempo deixar de existir como será o nosso fim? É tudo uma questão de tempo, ou falta de tempo.

Anúncios

2 Respostas para “Universo pode acabar

  1. O universo não acabará nunca. Ele apenas deixara de existir, quando a raça humana desaparecer. Não existirá mais ninguém para admirar-lo e isto será o fim. Ele continuará a existir indefinidamente, só que não existirá ninguém para admirá-lo.

    • Não confio plenamente na eternidade do universo em que vivemos, porque acredito na expansão constante do universo. Por isso, em um determinado momento as distancias serão tão grande e a troca de energia não será mais possível. Ou seja, as estrelas esgotarão suas energias, as galaxias esgotarão suas energias e não termos mais novas estrelas, nem novas galaxias. Até os buracos negros esgotaram sua energia, isso será o fim. O fim deste universo, nada impede a existência de outros ou o surgimentos de outros. É possível a existência de ciclos e que esses ciclos sejam eternos, mas assim como nós o universo em que vivemos terá um fim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s