Bolhas Gigantes


Mas uma dúvida surge no mundo da astronomia. Como se não bastassem as anteriores e as que estão para surgir. O telescópio de raios gama Fermi, da Nasa revelou uma estrutura até então desconhecida bem no centro da Via Láctea, duas bolhas gigantescas de energia.

As duas bolhas misteriosas com limites bem definidos e emissoras de raios gama se estendem por 25 mil anos-luz para o norte e para o sul do centro galático e reúnem uma energia equivalente a cem mil explosões de supernovas. A dica da existência dessas bolhas vieram das bordas, formadas por raio X, que foram observadas pela missão ROSAT (forma reduzida de Röntgensatellit) foi um telescópio orbital de raios X alemão que operou entre de 1990 e 1999.

As origens das bolhas ainda são um mistério para os cientistas. Imagina-se que possam ser remanescentes de uma erupção de um burraco negro ou que são alimentadas por uma sucessão de nascimentos e mortes de estrelas no interior da galáxia.

Anúncios

5 Respostas para “Bolhas Gigantes

    • Vivemos em um Universo absolutamente bizarro. Vivemos em Universo, mas para explicá-lo é necessário ver mais e além do que podemos ver, aprender mais e além do que podemos aprender. E entender mais e além do que podemos entender.

  1. Estas bolhas, são na realidade iguais aos jatos de energia que é enviado ao espaço pelos centros do buracos negros. Os buracos negros no centro de uma galáxia, causa atrito entre matérias que se desintegram e lançam para o espaço um jato de matéria e energia. Neste caso o atrito é pequeno e so energia é percebido. Isto é melhor explicado em “olhando o universo”, na internet.

    • Essa simetria toda pode ser explicada, devido ao jato de energia gerado no centro da galaxia sair em todas as direções. Como nas laterais o jato encontra muita matéria bloqueando o caminho e maior concetração de energia sai pelas laterais.

      O mesmo acontece em quasares e buracos negros, como citou o Alberto. E são evidências que ajudam a comprovar a existencia de um enorme buraco negro no centro da nossa galaxia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s