Filosofia Chinesa


Lança o saber e não terás tristeza
Lao Zi

Para alegrar um pouco esse final de ano, um pouco da sabedoria oriental vista pela minha filosofia ocidental.  Vamos começar a jornada, pois, “Uma longa viagem começa com um único passo“. A frase também pertenca a Lao Zi também escrito e pronunciado LaoziLao TzuLao TséLao TziLao Tseu ou Lao Tze. A ele é atribuída a autoria de uma das obras fundamentais do taoísmo: o TAO TE CHING. A influência deste livro é tão grande que tornou-se na atualidade um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.

Nascido na China, ele é considerado um filósofo e alquimista. Não penso nele como filósofo e acho que ele também pensaria assim. Penso que a filosofia é algo oriundo da antiga escolástica grega. Há muito se discute se haveria uma “filosofia” como um sistema codificado de preceitos, fora do que se entende como filosofia no Ocidente, com estudos sobre epistemologiaéticamoral, e que teriam dado toda a base do pensamento ocidental, passando por Aristóteles, Platão, Sócrates, São Tomás de Aquino, Espinoza, KantHusserl entre muitos outros não menos importantes.

Se bem, que nem todo o pensamento Oriental é sempre especulações acerca de conceitos teológicos, então pode constituir uma filosofia dita com propriedade. Como eu não sou o dono da verdade, vamos deixá-lo como filósofo. Mesmo porque como diria o próprio Lao Zi, “Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão“.

Escrevi e não disse à que vim. Quero citar Lao Zi e outro grande filósofo chinês que também era um grande estrategista e general militar, Sun Tzu. Ele tem tido um impacto significativo sobre chineses, a História asiática e sua cultura, tanto como autor de A ARTE DA GUERRA e como legenda. É questionada a sua real existêntecia, mas seu legado não!

A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar“, Sun Tzu escreveu. O que podemos deduzir disso? Ele mesmo responde: “O verdadeiro objetivo da guerra é a paz“. Estrategista e filósofo.

Enquanto Lao Zi diz: “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior“. Sun Tzu explica milititamente que “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…

Os pensamentos se completam. “O sábio não tem conceitos inflexíveis. Adapta-se aos dos outros“, disse Lao Zi. “A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade“, escreveu Sun Tzu.

Se estiveres no caminho certo, avança; se estiveres no errado, recua“, Lao Zi. “Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar“, Sun Tzu.

A fluidez da água como pensamento, movimento, como arma, como amor. “Neste mundo, nada é mais maleável e frágil quanto a água. Contudo, ninguém, por mais poderoso que seja, resiste à sua ação (corrosão, desgaste, choque de ondas), ou pode viver sem ela. Não é bastante claro que a flexibilidade é mais eficaz que a rigidez? Poucos agem de acordo com essa convicção“, Lao Zi.

A versatilidade é o que pede Sun Tzu, “Seja extremamente sutil, tão sutil que ninguém possa achar qualquer rastro. Seja extremamente misterioso, tão misterioso que ninguém possa ouvir qualquer informação. Se um general puder agir assim, então, poderá celebrar o destino do inimigo em suas próprias mãos“.

Mas as contradições acompanham o pensamento dos dois. Lao Zi escreveu, “Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos“. “Meça sempre aquilo que foi feito com aquilo que poderia ser feito“. E “As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras“.

A visão de um estrategista não pode ser dúbia, deve parecer dúbia, tem que ter fluidez, versatilidade, adaptabilidade, sabedoria e conhecimento. “Um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz; se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe“, escreveu Sun Tzu.  Lao Zi rebate, com a seguinte frase:  “Aquele que souber adaptar-se será preservado até o fim“.

A contradição de Sun Tzu está presente para mostrar a vitória. “A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante“. E “A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota“.

o pensamento oriental, sabedoria e conhecimento não andam juntos. Segundo Lao Zi, “O motivo pelo qual não é fácil para as pessoas viverem em paz, está no fato de saberem demais“. Mas o ensino é baseado em conhecimento, quando Lao Zi diz que “Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida“. Ele novamente se contradiz, é preciso conhecimento para viver melhor, mas não é sabio. E continua dizendo que “Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias“.

No fim das contas o que Lao Zi quis dizer quando disse que é que devemos saber quando parar. Então, “Se quisermos que a glória e o sucesso acompanhem nossas armas, jamais devemos perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina“, disse, Sun Tzu. “A maneira de fazer é sendo“, simplifica, Lao Zi. Porque “O verdadeiro método, quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada“. Mais uma frase de Sun Tzu que resume o pensamento oriental.

Mais uma vez, Sun Tzu, “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas“.  E para finzalizar, “Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada“.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s