Marbles


Quem aproveitou a infância jogou bolinha de gude (em inglês, Marbles), no chão batido ou na terra. Um divertido jogo de Mata-mata, Círculo ou Búlica – acho que nome correto é Búrica, mas conheci como Búlica mesmo. Existem outras variantes e outros nomes, mas eu costumava jogava esses 3 (três) tipos.

O Mata-mata era onde todos podiam jogar, cada um com sua bola principal (geralmente maior), com o objetivo de tentar acertar das bolinhas de gude dos adversários. Se houver acertar, o jogador recebe um ou mais bolinhas de gude do adversário (conforme acordado) e continua com nova jogada. Em caso de de erro passa a vez ao próximo jogador.

Tem a búlica, três buracos eqüidistantes em linha reta, no chão de terra, onde começa quem lança sua bola mais perto do terceiro buraco que estão em linha, tanto faz se é daqui para lá ou de lá para cá que começa a disputa. Se por acaso no início do jogo um dos participantes consegue fazer de cara uma búlica, ou seja lançar a bolinha direta no terceiro buraco, já está com a chance de começar a “matar” as bolas dos outros adversários cujas bolinhas estejam por perto desta búlica que ele acertou direto, mas se acontecer que algum outro competidor também acerte neste mesmo buraco na primeira jogada, ai, aquela partida estará cancelada, começará uma nova partida. Esse era o tipo mais jogado, o mais popular, pelo menos por aqui, no Rio de Janeiro.

E por último, o Círculo, essa é a variante de jogo que eu mais gostava. Nesse jogo, é feito um círculo no chão, onde os jogadores colocam um número pré-determinado de bolinhas, distribuído a vontade de cada jogador. O primeiro jogador começa com sua bolinha a uma distância também pré-determinada e tenta tirar do círculo a maior quantidade de bolas que passam a ser suas. Se errar passa a vez, se a bolinha que foi atirada ficar no círculo além da vez o jogador tem de deixá-la. E usará outra bola, na sua vez.

Hoje não se joga mais tanto quanto antigamente, no Egito, na Grécia antiga e em Roma eram conhecidos jogos com bolinhas. Estas eram feitas de mármore (vindo daí o nome em inglês do brinquedo Marbles – lascas de mármore), alabastro e cerâmica, madeira e até ossos de animais. No início, as bolinhas de gude eram pedrinhas redondas e lisas, retiradas dos leitos dos rios ou preparadas com argila e até mesmo mármore, e só passaram a ser feitas de vidro a partir do século XV.

É muito divertido jogar bola de gude, como na música Teco-Teco cantada por Gal Costa, mostra como era legal jogar. Eu não conhecia a música, mas procurando mais inforamções na internet sobre o assunto acabei encontrado. Achei a letra bem legal:

Teco, teco, teco teco
Teco na bola de gude
Era o meu viver
Quando criança no meio da garotada
Com a sacola do lado
Só jogava pra valer

Na verdade eu ia colocar apenas a música do Marillion, Marbles. Eles fizeram um CD com o mesmo nome e além dessa música tem outras duas com o mesmo nome.

Did anyone see my last marble
As it rolled out and over the floor?
It fell through a hole in the corner
Of a room in a town on a tour
It’s lonely without your last marble
I miss it not rattling around
As I lie in my bed there’s a space in my head
Where there used to be colours and sound.

Anúncios

2 Respostas para “Marbles

  1. Oi, gostei muito do seu blog, é muito parecido com o meu (porém o seu tem muito mais conteúdo). Passe lá e veja o que acha dos meu artigos científicos (www.ideiasrejeitadas.spaceblog.com.br), eu mesmo faço eles (tenho essa filosofia de não copiar de outros sites). E onde eu moro não é búlica é borroca…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s