Novidades Científicas


Não é bem novidade, mas, dados enviados elo satélite Goce (sigla em inglês de Explorador da Circulação Oceânica e do Campo Gravitacional) à ESA (Agência Espacial Europeia, em inglês European Space Agency), durante dois anos, possibilitaram o estudo preciso do campo gravitacional do planeta Terra.

O modelo da Terra ilustra como a força que sentimos sob nossos pés não é a mesma em cada ponto to planeta. A gravidade é mais forte nas áreas que aparecem pintadas de amarelo no globo, e diminui até chegar às áreas azuis.

Outra novidade – essa pode, até, gerar discussão. O Grande Colisor de Hádrons (LHC), criado para estudo de colisões de partículas, pelo Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), está perdendo para o antigo Tevatron, acelerador de partículas que fica em Illinois, EUA.

Parece que eles encontraram o misterioso bóson de Higgs, partícula prevista teoricamente mas nunca achada, que daria massa a outras partículas. Será? O blog Ars Physica comentou sobre isso em O Higgs, o Tevatron, a ICHEP e o LHC.

Edição extra: O blog Ars Physica comentou sobre esse assunto, veja o artigo Uma Nova Partícula?

Anúncios

2 Respostas para “Novidades Científicas

  1. É realmente uma pena, quando se retiram coisas que auxiliam o aprendizado. Não posso ver estas cores amarelas, mas acredito perfeitamente nesta diferentes gravidades no globo terrestre. Tanto que no meuartigo sobre gravidade, falo que a gravidade clássica galáctica é mais intensa na região equatorial e a gravidade quântica ´em todos os sentidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s