Meus Livros


Frodo lendo

Eu estava lendo o artigo do blog Ars Physica que fala da busca de novos materiais no campo da Física, no caso, os chamados isolantes topológicos, de nome estranho Telureto de Bismuto.

É difícil imaginar um período histórico chamado “Era do Telureto de Bismuto” ou mesmo um lugar chamado “Vale do Telureto de Bismuto.” Mas esse material pode ser o composto químico capaz de criar processadores e computadores mais eficientes do que tudo o que pôde ser feito até hoje com o tradicional silício. No artigo do Leonardo ele vai mais a fundo, analisando quanticamente o assunto, valeu a pena conferir.

Lendo esse artigo, acabei me lembrando dos livros que comprei recentemente. O primeiro foi O MÁGICO DOS QUARKS – A Física de Partículas ao Alcance de Todos, do mesmo autor do livro ALICE NO PAÍS DO QUANTUM, Robert Gilmore. Tão bom quanto o primeiro, o autor, mestre na arte de tornar compreensível e divertido os conceitos da física moderna descreve os desafios que os personagens enfrentam para compreender e explicar o mundo das superpartículas atômicas, nesta nova e genial alegoria de “O Mágico de Oz“.

O segundo livro foi o do renomado físico Michio Kaku, chamado FÍSICA DO IMPOSSÍVEL – Uma Exploração Científica dos Fasers, Campos Magnéticos, Campos de Forças, Teletransporte e Viagens no Tempo. No livro o autor analisa até que ponto as tecnologias que encontramos na ficção científica, e que são hoje em dia consideradas impossíveis, poderão ser comuns no futuro. Pois há cem anos, os cientistas teriam afirmado que os lasers, a televisão e a bomba atómica seriam impossíveis.

Dois livros que viajam no mundo da Física e da imaginação. Um explicando o impossível e o outro explicando o mundo quântico que nos parece bizarro e incompreesível.

Anúncios

Uma resposta para “Meus Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s