Monstro solitário


Astrônomos do Observatório Sul Europeu – em inglês European Southern Observatory, ESO – encontraram um monstro solitário, uma estrela extraordinariamente brilhante encontrada na Grande Nuvem de Magalhães, pequena galáxia próxima da Via Láctea. Mas, ao contrário de todas as outras superestrelas conhecidas, a VFTS 682 não está em um aglomerado, brilhando em um esplendor solitário.

Na mesma Grande Nuvem de Magalhães onde se encontrou a Estrela Parruda, batizada de RMC 136a1, descobriram o que se acredita ser a estrela de maior massa do universo, a massa atual do astro é 265 vezes maior que a do Sol e a luminosidade cerca de 10 milhões de vezes mais intensa.

O isolamento da superestrela que possui 150 vezes a massa do Sol e 3 milhões de vezes mais brilhante – bem menor e menos intensa que a RMC 136a1 – está intrigando os cientistas, que não sabem se ela se formou sozinha ou foi expulsa de um aglomerado em uma batalha gravitacional com outras estrelas.

Ela está em um rico berçário estelar, uma gigantesca nuvem de gás, poeira e jovens estrelas que é uma das regiões onde mais se formam estrelas no grupo local de galáxias ao qual pertence a Via Láctea. Onde foi vista pela primeira vez em um levantamento das estrelas mais brilhantes na região da Nebulosa da Tarântula, na Grande Nuvem de Magalhães.

Estudos mostraram que ela é muito mais brilhante do que aparenta, pois grande parte de sua energia estaria sendo absorvida e espalhada pelas nuvens de gás e poeira entre ela e a Terra. Pesquisas em infravermelho indicaram que a superestrela também é muito quente, com uma temperatura de 50 mil graus Celsius.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s