Um bom dia


MarMar

Hoje, dia 10 de novembro de 2009, terça-feira. Um dia como outro qualquer, mas pode ser um dia como outros dias 10 de novembro, quando aconteceram fatos importantes, nasceram pessoas que fizeram história. Por exemplo neste dia, em 1483, nasceu Martin Lutero, teólogo alemão que reformou a igreja católica, cujas ideias influenciaram a Reforma Protestante e mudaram o curso da Civilização ocidental.

Também nasceram neste mesmo dia: Richard Burton, ator britânico, nascido no País de Gales – que fez filmes como A Megera Domada, Cleopatra e Alexandre O Grande; Greg Lake, músico britânico do Emerson Lake & Palmer; o autor de romances e quadrinhos britânico, Neil Gaiman, gosto muito do seu texto e já falei sobre ele aqui no blog – Sandman; é aniversário do Marcelo Tas, apresentador, ator e diretor brasileiro; Eddie Irvine, ex-piloto de Fórmula 1 norte-irlandês – adoro Fórmula 1.

CéuCéu

E fatos marcaram o dia 10 de novembro, em 1619, René Descartes teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. Alguém que já falei muito aqui no fu2re, Meus Livros. Voltando a falar do dia 10, teve a chegada ao Rio de Janeiro uma expedição francesa comandada pelo almirante Nicolau Durand de Villegagnon, em 1555. Em 1625, holandeses cedem a cidade de Nova Amsterdã (hoje Nova Iorque) para a Inglaterra. Nem todos os fatos são gloriosos, como em 1807, quando a família real portuguesa embarca rumo ao Brasil devido a invasão do país pelas tropas napoeleônicas. E em 1855, um tremor de terra provoca a morte de cem mil pessoas em Tóquio, no Japão.

Ainda no Japão, em 1928, Hirohito é coroado imperador do Japão, país que governou até 1989, quando faleceu. Em 1937, no dia 10 de novembro, tropas do exército cercam o Congresso, que é dissolvido. O presidente Getúlio Vargas implanta o Estado Novo e outorga a quarta Constituição brasileira, inspirada nos regimes fascistas europeus.

O tempo passa e vários eventos acontenceram neste dia, em 1928, começa a ser publicada a revista O Cruzeiro. E em 1971, é criado o irreverente grupo musical Secos & Molhados, do qual o cantor Ney Matogrosso fazia parte.

Hoje também é Dia do Trigo, Dia da Esquadra Brasileira e Dia da Indústria Automobilística. Deve ser por isso que eu sempre gostei de Formula 1 e de aviões, principalmente dos acrobáticos. Hoje é o dia do meu aniversário.

LuzLuz

Anúncios

3 Respostas para “Um bom dia

    • Muito obrigado, Alessandro. Também considero o Café com Ciência um blog irmão, além de ter um excelente conteúdo.

      P.S. O mais legal foi que eu pedi para apagar a luz para cantar parabéns, mas não precisava desligar Itaipú, hehehe.

  1. Dia 10 também é o seu dia… Lá lá lá. Como já lhe disse, essa data aí teve muitos acontecimentos. Eu estava bem ao seu lado antes e depois do apagão. E antes e depois de muitos dias 10 de novembro. Love u.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s