Eu cresci ouvindo as seguintes frases: “O Espaço, a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos para explorar novos mundos, pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve“. Ditas pelo dublador do Capitão Kirk da série Jornadas nas Estrelas. Sempre fui fã do espaço, de ficção científica, de 2001 – Uma Odsséia no Espaço.
Sempre gostei da NASA, quando criança queria ser astronauta e esse ano que completa 40 da chegada do homem a Lua, eu gostaria de prestar minha homenagem a esse feito. Quando eu nasci eles já haviam chegado lá e a TV mostrava que iríamos mais longe, infelizmente não fomos muito além. Não fomos muito além físicamente, porque nós atingimos distâncias antes inimagináveis.
Hoje, vemos incontáveis galáxias, aglomerados, conhecemos as formações de sistemas, planetas. Sabemos muito mais sobre o nosso universo. Hoje, 22 de julho de 2009, tivemos o mais longo eclipse do século, que nesta manhã escureceu os céus trazendo escuridão total para indianos e chineses. Um fênomeno simples que causa espando e admiração, já trouxe horror e medo. O aprendizado, o estudo nos trás sabedoria e conhecimento. Hoje, nós olhamos para céu e vemos e entendemos muito mais que antes e amanhã saberemos muito mais que hoje.
A chegada do homem na Lua era parte de um programa, o Projeto Apollo. Um conjunto de missões espaciais coordenadas pela Nasa entre 1961 e 1972. Foram 18 missões, sendo 11 delas tripuladas. A décima primeira pousou na Lua em 20 de julho de 1969, retorno a Terra em 24 de julho de 1969 – levando os primeiros homens a caminhar na Lua. A Apollo 11, tripulada por Neil A. Armstrong, Michael Collins e Edwin E. “Buzz” Aldrin.
Finalizo esse texto com outra frase que me marcou muito por ser, realmente, um grande marco da humanidade: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade“.
Olá Marcellus, ótima postagem!
Também cresci assistindo Jornada nas Estrelas, e não me cansava de ouvir a mensagem inicial.
Você acompanhou o eclipse pela internet? Menos mal que achei um link ao vivo, muito bom!
Alessandro,
Star Trek influenciou muita gente mesmo. Eu acompanhei o eclipse, sim, foi muito legal.
Pingback: Eclipse Solar e a Ida à Lua « Café com Ciência